Você sabe como se alimentar bem no verão?
Com o auge da estação do sol é necessário optar por uma alimentação leve, nutritiva e saudável para garantir um maior bem-estar e uma saúde em dia, principalmente para quem quer aproveitar todos os dias da folia carnavalesca
As altas temperaturas do verão trazem com ele, a preocupação em ter uma alimentação que torne a estação mais quente do ano um pouco mais confortável. É comum encontrar pessoas que se preocupem um pouco mais com a alimentação durante esse período, uma vez que a ingestão que a temperatura típica dessa época pode favorecer o aparecimento de sintomas como tontura, cansaço, sonolência e má digestão.
Para lidar com as altas temperaturas e com o dia a dia corrido que a maioria das pessoas costumam ter, é necessário que haja a escolha por alimentos que sejam nutritivos e que ajudem o corpo a se restabelecer. A nutricionista Ana Lícia de Almeida, especialista na área funcional e esportiva, alerta para o fato de que a alimentação deve estar em primeiro lugar, aliado a hábitos saudáveis diários.
Outro fator muito importante a ser levado em conta no verão, é a hidratação. Com o alto índice de transpiração, o corpo perde água e sais minerais através do suor. Por isso, com o aumento da temperatura, a ingestão de água é muito importante. “A água deve ser priorizada, sem ela, algumas funções não ocorrem no organismo”, informa a nutricionista. E ela alerta: “Não se pode substituir água por outro líquido, refrigerantes e sucos não cumprem a função da água.”
Durante o verão, crianças também passam mais tempo em casa e Ana Lícia dá dicas para que os pequenos possam se alimentar melhor nessa época do ano: “a solução mais simples é deixar de comprar os alimentos ‘fáceis’, aqueles chamados semi-prontos, que são encontrados facilmente nas prateleiras dos supermercados. Se a criança gosta de iogurte, por exemplo, é bom optar por um natural e adoçar com o mel ou bater com uma fruta, opina. ”
Um exemplo de quem adota uma alimentação saudável na estação do sol e fora dela, é Lana Souza, estudante de nutrição, que há quatro anos optou por uma forma de viver mais saudável com a intenção de melhorar sua qualidade de vida. Para enfrentar os dias quentes. “Como frutas com frequência, principalmente as que tem um alto teor de água, como o abacaxi a melancia e maçã. Além serem refrescantes, ainda nos fornecem importantes sais minerais”, conta.
A advogada Luzilândia Ribeiro também é adepta de um estilo de vida mais saudável desde de 2003, quando começou a retirar de seu cardápio alimentos embutidos. No verão, ela conta o que evita consumir para a melhoria de seu bem-estar: “alimentos como frituras e carnes vermelhas dificultam a digestão, então evito”. Ela também ingere no mínimo dois litros de água por dia, e para isso, anda sempre com uma garrafinha na bolsa.
No verão, além de encontrar pessoas que se preocupem em se manter mais saudáveis, também existem aquelas que se deixam levar pelas dietas do momento, que prometem um emagrecimento rápido e imediato. Para isso, Ana Lícia informa: “É preciso tomar cuidado com essas dietas milagrosas, isso porque é necessário que se respeite a individualidade bioquímica de cada pessoa. Se funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra”, finaliza.
Aliado ao verão, vem também o carnaval, festa típica da região que costuma durar uma semana e atrai milhares de pessoas para as ruas. Para que os foliões aguentem a folia dos circuitos, eles não devem esquecer de ingerir muita água, dois litros no mínimo e se alimentar durante do circuito. Frutas são boas opções, por serem alimentos leves, além das barras de cerais, que contém fibras. Para as refeições principais, as melhores opções são grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são escolhas interessante, já que são ricos em fibras.
Roupas leves e protetor solar, muita água mineral e alimentação leve, vai garantir que os foliões aproveitem todos os dias da maior festa de rua do mundo, sem ter complicações na saúde, guardando somente nas boas lembranças da folia.
A nutricionista Ana Lícia atende no Hospital Agnus Dei e para maiores informações, basta marcar consulta através dos números: (71) 3641-8250/ 3641-8251 ou pelo número do aplicativo whatsApp (71) 9244-2923.