Política

VIVA 16 DE MAIO: DIA DE LUTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BAIANO

Por Santos e Santos

Em 16 de maio de 2001, há exatos 21 anos, estudantes de várias faculdades públicas e particulares, e também estudantes secundaristas, se aglutinaram para fazer uma manifestação ordeira no Campus da UFBA no Canela, nos arredores do Viaduto do Canela (que após essa data ficou conhecido como “Viaduto 16 de maio”).

Eu estava lá. Fazia parte da UNE (União Nacional dos Estudantes), juntamente com o DCE da UCSAL. E lá estavam meus amigos Orlando, Wesley, Augusto Vasconcelos, Vida, Cristiano Santos, Gavião, dentre outros que me fugiu os nomes, mas não as memórias.

Não quero entrar no partidarismo que hoje acende as disputas políticas e eleitorais, quero sim trazer a memoria à luta travada com responsabilidade de uma geração de estudantes que discutia idéias e não a pelegagem e puxa-saquismos de parlamentares e ” líderes políticos”.

Tanto é que essa geração contribuiu e muito para as conquistas que hoje os estudantes brasileiros tem. E deixo claro que não foram conquistas estabelecidas por nenhum partido politico. Seja MDB, PcdoB, PT, PSDB, DEM, PPS, PSDC, PR, PDT ou qualquer outro. As conquistas foram dos estudantes que mesmo sendo filiados a partidos políticos, discutiam em assembleias (comendo pão com mortadela, ovo, kitute e por ai vai… E bebendo água e tudo feito com vaquinha dos que ali estavam) e reuniões que duravam horas.

Viajávamos essa Bahia e o Brasil de Norte a Sul construindo pontes de idéias (muros não sao bem-vindos na expansão do conhecimento) que pudesse garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, faculdades e universidades desse pais.

É claro que alguns se venderam e outros se renderam aos apelos que nada tinham a ver com os ideais da classe estudantil. Mas, as conquistas estão ai hoje sendo usufruinda pelos estudantes.

Ainda ha muito o que se fazer e conquistar. Mas, é preciso que essa nova geração de estudantes que ai estão … Entendam que não sao os estudantes que precisam dos parlamentares e gestores públicos. O estudante é a maior forca politica que esse pais tem….acordem ….ressuscitem…saiam das sombras e não se deixe dominar…discutam idéias, proponham mudanças e sejam as mudanças.

Entendam que os professores não são seus inimigos….nós, professores…estivemos ai na mesma posição que vocês…. E acreditem….lutamos, fomos espancados, humilhados, desacreditados, colocados como refugos…

Mas, escolhemos lutar para que o futuro dos estudantes que viessem depois de nós fosse melhor que o nosso.

Provavelmente serei atacado sem dó nem piedade por alguns que conseguirem ler ate o final esse texto. Alguns vão me chamar de azul e outros de vermelho (mas, eu sou Verde/Amarelo/Azul/Branco…sou por um Brasil melhor). Entretanto, como escritor ja estou acostumado a criticas. E vou continuar escrevendo e sonhando com um Brasil melhor.

Sempre mantive a coerência de não defender nomes…sempre defendo idéias que possam mudar o quadro social.

Pois bem, não tenho como escrever aqui tudo que precisava.

E na verdade o que desejo é reverenciar a luta de todos que estiveram no memorável dia 16 de maio de 2001. Parabéns! Nós fazemos parte da história do ME (Movimento Estudantil) independente de que ideologia você representa ou representou naquela época. Parabéns aos hoje professores Júlio Rocha, Augusto Vasconcelos e a todos aqueles que construíram aquela manifestação pacífica e ordeira.

Se apanhamos, se fomos jogados nas vidraças, se fomos presos, se tomamos carreira, se tivemos medo, se respiramos gás…ah…

O importante é aprendemos que a luta por dias melhores vale a pena, e a nossa alma não é, e nem jamais será pequena.

Luís Antônio Santos e Santos – Professor, Escritor, Advogado e Radialista

Redação