Saúde

VETERINÁRIO ANDREI MOITEIRO EXPLICA PORQUE OFERECER UMA ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS PETS

Uma escolha criteriosa na hora de oferecer uma a ração para os PETs, faz a diferença na saúde de cães e gatos

A alimentação dos cães e gatos é um assunto que deve ser levado a sério. Para tanto, é importante conhecer a ração correta e o local adequado para compra de uma ração de qualidade que garanta o bem-estar  dos animais.

Veterinário pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Andrei Moiteiro explica o valor de oferecer qualidade na alimentação dos pets, “eles têm necessidades essenciais de carboidratos e algumas proteínas que vão colaborar para o seu crescimento e desenvolvimento. ”

Andrei ressalta também a importância de considerar o tempo de vida do animal, “nos primeiros oito a doze meses de vida, é correto oferecer uma ração ideal para filhotes de uma linha super premium para que ele consiga desenvolver todo o potencial genético, a partir disso, o animal já adulto pode trocar o grau da ração, e se possível, manter a mesma linha. ”

Vale destacar que tanto o gato como o cão nos primeiros trinta dias de vida, devem se alimentar apenas do leite materno. Qualquer outro tipo de alimentação poderá comprometer a saúde dos pequenos.

Sobre rações de qualidades inferiores, o veterinário explica o porquê de não optar por elas; “existem marcas de ração inferiores que podem suprir as necessidades dos pets, mas elas não têm uma qualidade nutricional tão boa, porém contém uma grande quantidade de carboidratos e sais que vão engordar os animais, mas não garantirá nutrição. ”

O Dr. também destacou a eficiência de rações para animais debilitados, “tem uma linha dedicada para cada segmento, seja, obesidade, hipertensão, problemas renais e cálculos renais (que são rações urinárias). Temos também as hipoalérgicas para animais que tem alergias, e comendo determinadas rações podem desenvolver dermatites ou problemas gastrointestinais.”

O médico dos animais, que escolheu a profissão por amor aos PETS, chamou a atenção também para a alimentação caseira oferecida aos animais, “esse tipo de alimentação deve ser balanceada por um para prescrever os nutrientes essenciais. Existem temperos que consumimos que para os bichos são perigosos, e consequentemente podem levar a óbito. ”

Dentre os alimentos que podem fazer mal para cachorros e gatos, entram, cebola (por ser ácido), sal e chocolate, “o organismo deles não conseguem metabolizar e se tornam tóxicos, causando uma gastroenterite severa. ” Diz Andrei.

Em dias de calor intenso, a dica é hidratação segundo o Andrei: “é muito importante mantê-los hidratados com a água com tempo quente. Existe uma suplementação a base de ômega 3, que atua na reestruturação da pele, assim, auxilia a manter a hidratação da mesma e qualidade dos pelos. ”

Para gatos, “é recomendável o uso de alimentação úmida. Carnes como frangos e peixes cozidos com o mínimo de sal. Os felinos sofrem muito com cálculos renais, aqueles sachês podem ser oferecidos em pequena quantidade por conta do excesso do sal, e não deve substituir a ração. ”

Quem quiser ter mais dicas de cuidados com seu Pet, pode encontrar o Dr, Andrei Moiteiro, na Casa do Agricultor, localizada na rua Armando Ferreira, nº 133, sentido o Centro de Abastecimento da Cidade(Catu-Ba)  nas segundas(tarde), quartas(tarde) e sábados(manhã), agendando a consulta pelo telefone: (71) 3641-1554.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos dos Pets: Google

Redação