Veja quais cuidados os consumidores devem ter antes de comprar na Black Friday
Consumidor deve pesquisar preços e desconfiar de valores que estão fora da realidade de mercado.
Faltando menos de duas semanas para a Black Friday de 2021, os consumidores já estão pesquisando itens e serviços que desejam adquirir com algum desconto. Aquela geladeira tão sonhada, televisores, smartphones de última geração, uma sessão de spa ou, até mesmo, uma viagem, são exemplos de produtos e serviços que podem estar em promoção, neste período. Mas, é importante ter atenção para alguns fatores que vão contribuir para uma compra mais segura e consciente. Para o educador financeiro, Lucas Rios, é importante que o consumidor coloque tudo na ponta do lápis e faça uma boa pesquisa antes de ir às compras. “Existem aplicativos que comparam preços entre fornecedores, como Zoom, Buscapé, entre outros. Eles mostram os preços praticados agora e em outros períodos do ano. Sempre é bom pesquisar o preço dos produtos para que o consumidor não seja enganado com falsos anunciantes do momento da Black Friday.”, disse.
O comércio está otimista para as vendas deste ano e o consumidor, também, pretende ir às compras. Na Bahia, a Fecomércio estima crescimento nas vendas de 5,4% do setor. Já em relação aos consumidores, uma pesquisa da E-bit | Nielsen, mostrou que 89% dos entrevistados vão comprar algum item no dia da Black Friday. Entre os itens mais desejados estão: eletrônicos (44%), eletrodomésticos (39%), artigos de casa e decoração (30%) e informática (29%). Além disso, o principal motivo para 85% dos entrevistados decidirem ir as compras no dia 26 serão os preços. Lucas Rios alerta para algumas ofertas que, normalmente, surgem neste período e a importância de ter critérios antes de comprar. “O barato, pode sair caro. Desconfie de ofertas que fogem, muito, da média de preços e verifique a procedência do fornecedor. Tenha cuidado para não cair em golpes e o sonho se tornar pesadelo”, afirmou.
FONTE: IBAHIA