Veja o novo cronograma de vacinação em Catu e porque deixar o seu cartão de vacinas em dia
Mais brasileiros estão testando positivo para a covid-19 nas últimas semanas. Uma nova onda da doença, que veio junto a duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB, já tem causado impacto na Europa, na China, nos Estados Unidos e agora começa a crescer no Brasil (Fonte: Cofen). No último boletim divulgado na sexta-feira de casos da covid-19 apontou 19 novos casos, um aumento significativo e evolução de casos de mais que o dobro do dia 07 de novembro até esta sexta-feira (18), quando o boletim apontava 04 novos casos. Veja abaixo os boletins e compare:
Segundo a Fiocruz, a variante foi encontrada no Amazonas em um sequenciamento do vírus feito pela unidade amazonense da Fundação, as subvariantes são mutações dos coronavírus a BQ.1, por exemplo, é “descendente” da BA.5, que era uma das prevalentes em todo o mundo, junto com a BA.4 – todas subvariantes da ômicron, e alguns especialistas dizem que a transmissibilidade da BQ.1, assim como da XBB, tende a ser maior do que a de outras variantes que já circulam no País. Por isso, manter a vacinação contra covid-19 em dia é a até o momento a garantia de especialistas,é que a cepa tem escape maior da proteção das vacinas. mesmo assim, a vacinação tem mostrado proteção contra casos graves. ( Fonte: BBC )
O Novo Cronogarama de Vacinação de Catu-ba
O novo cronograma de vacinação contra a Covid-19, de 21 a 25 de novembro seguirá acontecendo no Ambulatório Municipal, onde funcionava o antigo Gripário, das 08h às 12h e das 13h às 16h.
Nos mesmos dias serão antecipadas a 2ª dose da vacina Coronavac, para pessoas que receberam a 1ª dose em até 25 de outubro, e da vacina Pfizer e a Astrazeneca para quem recebeu a primeira em até 25 de setembro.
Receberão a 3ª dose ou dose de reforço: pessoas vacinadas com a 1ª dose da Janssen até 25 de setembro; adolescentes de 12 a 17 anos que receberam a 2ª dose Coronavac ou Pfizer até 25 de julho; idosos e população geral com 18 anos ou mais que receberam a 2ª dose Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca em até 25 de julho; pessoas com imunossupressão e síndrome de Down que receberam a 2ª dose da Coronavac, Pzifer ou Astrazeneca em até 25 de outubro.
Pessoas com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde ativos e imunossuprimidos que receberam a 1ª dose de reforço ou a 3ª dose em até 25 de julho, serão vacinados com a 4ª dose ou 2ª dose de reforço.
As crianças de 03 a 11 anos também serão vacinadas com a 1ª dose da vacina e com a 2ª dose de antecipação as crianças que receberam a 1ª dose da vacina Coronavac em até 25 de outubro e da Pfizer em até 25 de setembro.
As crianças deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de autorização, que pode ser feita manualmente ou utilizar formulário fornecido pela Secretaria de Saúde.
Para ser vacinado é preciso apresentar Cartão do SUS atualizado, Carteira de Identidade, CPF e Caderneta de Vacinação.
Pessoas com imunossupressão precisam apresentar relatório, receita ou exame que comprove a imunossupressão. Pessoas que testaram positivo para a Covid devem adiar a vacinação por 30 dias. Pessoas com suspeita de Covid e sintomas gripais devem adiar a vacinação por 14 dias.