ComunidadeCultura

Trezena de Santo Antônio mobiliza fiéis em Catu

Noite de celebração ao santo Casamenteiro lota a casa  da família  Carvalho onde acontece uma das trezenas mais conhecidas e tradicionais da cidade de Catu há 87 anos

Há 87 anos fiéis lotam a casa de uma família Carvalho, que realiza a já tradicional Trezena de Santo Antônio, na cidade de Catu. Familiares, amigos e devotos do Santo corteja este evento, seja para agradecer ou para pedir algo. Uma história de fé e de longas décadas.

 

A trezena que rende orações ao santo que tem fama de casamenteiro, é um conjunto de orações feitas por 13 dias ou 13 terças-feiras seguidas em louvor a Stº Antônio, mas conhecido por “Toinho” para os devotos, terminando no dia 13 de junho.

Essa tradição é mantida aqui em Catu pela família Oliveira, essa trezena foi trazida de Portugal pela avó dos irmãos; Expedito Augusto, Joaquim Marcelo, Maria da Conceição e Antônia Regina, que faz aniversário no dia do Stº, por isso inclusive chama-se Antônia. A avó dos irmãos, Antônia Elvira (in memoriam), passou a tradição para a neta Maria Bernadete (in memoriam) mais conhecida como Dona Dete e hoje é replicado pelos filhos que se orgulham deste momento que consideram abençoado.

Expedido Augusto Carvalho Oliveira (58 anos) técnico agropecuário, cita da importância deste evento para eles; “essa trezena foi passada de minha bisavó, para a minha mãe e hoje os filhos mantêm essa celebração que já dura 200 anos em nossa família”. Questionado sobre graças recebidas mediante a essa devoção, e ele respondeu: “era costume ouvir pessoas aconselhando outras que estavam passando por provações e dificuldades a ir à casa de Dete, minha mãe, rezar um ‘responso de Santo Antônio’, e curiosamente as súplicas eram respondidas”. Relata emocionado.

Um dos momentos de forte emoção demonstrado pelos fiéis, foi quando o filho Expedito entrou no santuário junto com uma devota, trazendo o incensário para Santo Antônio, e os presentes na oportunidade puderam conciliar com o ato. Ele explicita que o ato simboliza carinho, devoção e respeito ao santo em que a vida é motivo de inspiração.

Joaquim Marcelo (53 anos) técnico em operação e manutenção, conta da importância deste evento que o faz por fé e por pedido de sua saudosa mãe “Não tem um ano que não fizéssemos este evento importante para nós católicos, minha mãe antes de morrer pediu para não permitir que a trezena encerrasse.  Posso dizer que esse momento não é fácil de ser resumido em palavras, não é fácil manter um altar em casa por 13 dias, embora esse sacrifício seja muito simples, se comparado ao que este ato faz na vida das pessoas”. Afirma Marcelo.

A treze noites foram emocionantes além de sagrada para os fiéis. Muitos cânticos católicos e bastante alegria nos rostos dos catuenses presentes. Foram dias de bastante reverência, seja por agradecimento a milagres atendidos ou até mesmo para pedir uma forcinha ao santo casamenteiro.

A  servidora pública Eliene Vieira (52 anos), casada com Expedito, reafirma o quanto o testemunho de Stº Antônio é importante para quem tem fé. “Em vida foi uma pessoa muito boa, sempre fez o bem sem olhar a quem, é uma vida para nos espelharmos e hoje essa trezena é a vivência da nossa fé. O mundo está tão violento, e o que nos resta para imaginar um mundo melhor é a nossa fé, e esse momento nos incita a ter uma expectativa fortalecida de que tudo pode melhorar” finaliza.

Outras casas e também a Paróquia do Distrito Pau Lavrado, teve encerramento da trezena com muitos fogos e presença de políticos da cidade, que junto com povo, fizeram uma grande celebração na igreja católica do distrito.

Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1191 e morreu no dia 13 de junho de 1231. É lembrado por muitos como o santo casamenteiro e haja devotos a espera do milagre do amor. É perceptível o sentimento exposto em cada canção entoada pelos presentes na trezena, uma convicção de jamais faltar fé na vida das pessoas e de que a bondade apresentada na vida de Stº possa ser refletida na vida de seus seguidores.

Redação