PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Transtorno do Pânico você sabe o que é?

O Transtorno do Pânico é uma doença que acomete  cerca de 4% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS).

O transtorno do pânico é uma patologia que ocorre  mais em  mulheres do que em homens, e atinge cerca de 4% da população mundial segundo OMS. Trata-se de uma crise repentina ou inesperada de “taques de pânico”.  A sintomática é decorrente de um trauma, e   causa muito sofrimento em quem passa por essa experiência. Consiste em sensações e pensamentos assustadores, os sintomas são cognitivos e psicosomáticos, ou seja, sensações e pensamentos assustadores com reações físicas.

Pensamentos como

medo de morrer,

 de enlouquecer ou de perder o controle,

sensações de irrealidade, estranhamento (desrealização) ou desligamento de si mesmo (despersonalização).

Sintomas Físicos

Falta de ar

Dor ou desconforto no peito;

Tontura, sensação de instabilidade ou de desmaio;

Sensação de sufocação;

Ondas de calor ou calafrios;

Náuseas ou desconforto abdominal;

Sensações de anestesia ou parestesia ( dormência, formigamento);

Palpitações ou aceleração da frequência cardíaca;

Sensação de falta de ar ou asfixia;

Suor .

No transtorno de pânico os ataque ocorrem com mais frequência.  As crises  também acontecem com menos repetições  que  em outros transtornos , por exemplo;

-Agorafobia:  medo de estarei em locais públicos, espaços fechados;

– Viagens de carro.

fobia especifica: medo irracional de algo, como: insetos, altura, medo de assinar seu próprio nome, de avião. Tempestade, trovoadas.

-Fobia Social: que é o medo de estar e falar em publico

Transtorno de estresse pós-traumático, que tem origem em um evento de forte impacto emocional, ou catastrófico como: assaltos, seqüestros, desastre natural.

Ocorre também no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)  e no Transtorno

Somente no Transtorno de Pânico é  que  as crises,, normalmente são acompanhado de medo sobre futuros ataques ou de mudanças de comportamento que evitem situações ou lugares que poderiam predispor a potencialização das crises.

Cuidados:

O  tratamento é  com medicamentos e Psicoterapia.  É comum encontrar orientações nas redes sociais de como se comportar durante uma crise  de Pânico, por exemplo, técnicas de respiração, relaxamento muscular, mas o correto é,  percebendo  os  sintomas,  procurar um profissional de saúde, Psicólogo, Psiquiatra, para que se tenha  as devidas orientações.

 É frequente  pessoas que tem esse tipo de Transtorno  buscar hospitais pensando que está tendo uma ataque cardíaco, só que ao chegar na instituição de saúde, fazem os exames, e os resultados consta  apenas aumento da frequência cardíaca.

Ataques cardíacos acontecem após um esforço físico e os  de Pânico, acontecem sem um esforço físico de forma inesperada.

Portanto, o indicado e correto a ser feito para o tratamento, é procurar os profissionais de saúde para um diagnóstico e um tratamento adequado.

Artigo escrito por: Pedro Jorge Pereira Mota Queiroz

psicólogo

CRP-03/14976

Local de atendimento: Espaço Sentir ao lado da Osaf-Catu-BA

Tel: (71) 9 9700-5054

Redação