Educação

Traços e Letras e Antoni Gaudí retoma suas atividades escolares após culminância do primeiro semestre exaltando a arte moderna

Trabalhando diversas vertentes da arte no Centenário da Semana da Arte moderna no Brasil, o Colégio Traços e Letras reabre os trabalhos presenciais do segundo semestre nesta segunda-feira, 04 de julho.

A Traços e Letras e o Colégio Antoni Gaudí sempre buscam trabalhar a história e os conceitos literários e artísticos, visando ascender o senso crítico dos seus estudantes e capacidade de avaliarem de forma autônoma e respaldada desde de muito cedo, aquilo que lhes é apresentado como conteúdo dentro da história do Brasil e da humanidade, com intuito de formar crianças e jovens que contruam um país que criem novas oportunidades e possíbilidades para todos em seus amplos aspectos.

O tema trabalhado neste segundo semestre dá continuidade a importância do Centenário da Arte Moderna, onde o projeto tem por objetivo homenagear os artistas que fizeram a Semana de Arte Moderna no Brasil, que aconteceu no período de 11 a 18 do mês de fevereiro de 1922, tendo como palco principal o Teatro Municipal de São Paulo.


A Semana da Arte Moderna teve como principal objetivo a renovação da arte, o evento trouxe novos conceitos artísticos em âmbito nacional e o protagonismo de novos artistas, abrangendo não só a pintura, mas a arte em todas as suas formas e manifestações. A principal intenção dos modernistas era apostar em criações próprias, apesar de muitos terem ainda influência européia.

Desde o século XIX, o Brasil passava por um processo de urbanização e industrialização. Como resultado, o desenvolvimento econômico impulsionava o investimento em ARTE e CULTURA. Em contrapartida, os artistas buscaram viajar pelo Brasil com o objetivo de estudar o folclore e outras manifestações populares, resultando nessa relação dos modernistas com as raízes culturais do país. Não à toa, a relação da arte com o toda cultura nordestina, foi ressaltada nas apresentações dos trabalhos dos alunos desenvilvidos durante o primeiro semestre, inclusive expostos na Culminância do primeiro semestre, que aconteceu no dia 11 de junho, na quadra do If Baiano, e contou com a presença de familiares, alunos e equipe tecnica e pedagógica, destacando a Arte inclusive em diversas apresentações, que mostraram a cultura nordestina e suas raízes, suas diversidades de estilos e ritmos, do baião ao xaxado, do forró pé de serra ao estilizado, desde a revolução industrial, leito de extremas mudanças na arte brasileira. Confere vídeos no instagram @catu,acontece.

Para esse segundo semestre a educadora e Psicológa Flora Teixeira, destaca que “a continuidade do Tema, busca em atividades como a Feira das Nações, tem como intuito trazer o aspecto geopolítico, geográfico e econômico,tendo como homenageado José Saramago, que um escritor premiado com o nobel de literatura, e é um marco na literatura portuguesa, influenciando de forma direta a escrita e as expressões linguísticas. Neste ano o intuito é trabalhar também os países que tem lingua portuguesa como matriz.”, Pontua.

A proprietária e capitã dos projetos pedagógicos Ana Teixeira, destaca também que em cada culminância dos projetos, além de envolver toda a família com o corpo pedagógico da escola, favorencendo esse processo de aprendizado a partir da integração escola e famílía, além de gerar emprego e renda a cada encontro, porque após a pandemia da Covid-19, todos fazem questão de estar nesses momentos de integração com: cabelo arrumado, unha feita, acésssórios e roupas em dia, sem falar nas “barraquinhas” que abrimos espaço todas às vezes nesses eventos para os microempresários( muitos dos quais pais de alunos nossos) venderem seus produtos, gerando renda em um momento pontual de retomada econômica pós-pandemia para a cidade.” Enfatizou Ana.

Segundo Cássia Miriane, a diretora da instituição de ensino, ” o segundo semestre fecha com a festa da familia, entre fim de novembro e inicio de dezembro, onde o intuito da atividade é integar os alunos e as famílias, trazendo a culminância dos projetos que foram desenvolvidos ao longo dos meses, buscando forlatecer o vinculo com as nossas origens, familia e antepassados. E a minha expectativa e da equipe é de fazermos um trabalho tão compacto e coeso, quanto foi do semestre anterior, para gente fechar o ano com chave de ouro.” Pontuou. Abaixo fotos de trabalhos dos alunos expostos na Culminância do primeiro semestre.

A Traços e Letras e o Colégio Antoni Gaudi em breve abrem as matrículas para 2023, e convocam catuenses e região circunvizinhas para acompanharem o anúncio nas redes sociais, @traçoseletrasoficial e @colegioantonigaudi que no ínicio conta com descontos especiais para quem se antecipa.

A instituição fica localizada R. Jorge Calmon Oscar Pereira – Rua Nova, Catu – BA, 48110-000, com contato pelo número: (71) 998200-2432.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.