Esporte

TERRA, GALHOS, FOLHAS E OUTROS OBSTÁCULOS FAZEM PARTE DA IX EDIÇÃO DA CORRIDA DA COPPA

Maior corrida trail de Salvador, IX edição da Corrida da COPPA, terá obstáculos e animais soltos pelo percurso.

A IX Corrida da COPPA – Companhia de Policia de Proteção Ambiental da PMBA – já tem data e local para acontecer: mais uma vez, o Parque Metropolitano de Pituaçu (PMP) será o cenário desafiador dos cerca de 1.500 atletas, entre profissionais, amadores, militares e PCD, que percorrerão os circuitos de 6,5km (meia volta) ou 14km (volta inteira), no dia 06 de agosto, um domingo, em Salvador.

A novidade este ano é que a nona edição do evento vai abraçar três ações sociais de uma só vez: além da corrida ser acesssível a todos os públicos, inclusive, PCD, atletas farão a doação de alimentos não-perecíveis para o programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado, no momento da entrega dos kits da prova. E todo o resíduo gerado na corrida, será recolhido, separado e encaminhado para reciclagem. “A maior corrida trail de Salvador, fora do circuito de rua, também é a maior em ação social já que consegue agregar diversos obstáculos, em dois percursos incomuns e ainda ser solidária e sustentável”, ressalta o organizador da prova, o CEO da COMVIDAFIT e profissional de Educação Física, Vagner Alves.

Profissional de Educação Física Vagner Alves

O DESAFIO

Cercado de fauna e flora das mais variadas, com árvores remanescentes da Mata Atlântica, o Parque Metropolitano de Pituaçu, considerado a maior reserva ecológica dentro de Salvador, é um desafio e tanto para qualquer corredor, até o mais experiente. Basta um chuva, que toda a trilha se transforma em lama, além de muitas folhas espalhadas pelo chão, o percurso do PMP conta ainda com muitos galhos, pedras, piso irregular e ladeiras.

Esse tipo de corrida de aventura requer um preparo físico maior do que a tradicional corrida de rua, e exige do atleta, bastante esforço das pernas. A Corrida da COPPA é dentro da mata, e para isso, uma roupa apropriada é o ideal para a prática da modalidade dentro de um bioma cercado de natureza e de surpresas, como a presença inesperada de animais. “Por ser uma corrida trail e dentro de Salvador, o desafio para o corredor é além de se deparar com os animais daquele habitat, enfrentar pista de terra, galhos, umidade da mata, muitas folhas, que atrapalham a aderência do tênis com o solo…Um lugar desafiador e uma trilha técnica mas o visual recompensa todo o esforço!”, enfatiza o organizador, Vagner Alves.

A COPPA

Em 2023, a tradição de realizar a IX Corrida da COPPA, no mês de agosto, será mantida. É no oitavo mês do ano que a especializada, fundada em 08 de agosto de 1979, completará 44 anos de atuação na Bahia. Com um efetivo de 118 policiais, entre eles, 14 mulheres, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia (COPPA) é uma unidade especializada da Polícia Militar da Bahia, que atua na coibição de crimes comuns mas tem o foco voltado à proteção ambiental, incluindo o combate ao desmatamento ilegal, caça e pesca predatórias, tráfico de animais silvestres e poluição e despejo irregular de resíduos. A COPPA também desenvolve ações de conscientização e educação ambiental junto à população para preservação dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.

Há 20 anos na PMBA, o capitão Fernando Fonseca faz parte desde 2019 da COPPA. Atleta de corrida e jiu-jitsu, o militar aponta que a rotina de atividade física dentro da corporação é essencial ao trabalho policial e revela que no efetivo da COPPA, existem alguns profissionais formados em Educação Física, inclusive, ganhadores de corridas de rua e campeonatos de artes marciais e destaca o diferencial da Corrida da especializada “A Corrida da COPPA sai do comum, de corrida em asfalto já que o atleta corre, boa parte do percurso, em vegetação coberta, trazendo uma dificuldade de umidade e temperatura para o corpo, bem diferente das corridas convencionais. O diferencial é a peculiaridade da trilha. Quem nunca viu, quer ver. Quem já correu, quer voltar ao percurso”, afirma.

Capitão Fonseca

Capitão Fonseca também ressalta que equipes de primeiros socorros e atendimentos de urgência da COPPA estarão espalhadas por todo o circuito da prova para socorrer qualquer atleta que possar ter algum tipo de lesão ou mal-estar. Nesta edição, o evento vai premiar os melhores corredores dass categorias militar e geral (dos dois percursos), além da premiação por faixa etária do percurso oficial de 14km. A inscrição parra a IX Corrida da COPPA é realizada, exclusivamente, pelo site www.centraldasinscricoes.com.br//evento/ix-corrida-da-coppa e o valor pode ser pago em até 12x no catão de crédito. Militares e demais agentes de segurança têm 20% de desconto. Idosos e PCD também pagam a inscrição com valor diferenciado (vide regulamento).

A IX Corrida da COPPA é um evento realizado pela COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDAFIT e conta com o patrocínio do GOVERNO DO ESTADO, através da SUDESB.

Redação