Technology

STF, PF e Anatel sofreram ataques hackers após a derrubada do X no Brasil

Tentativas estão sendo registradas desde a última quinta (29/8).

O Supremo Tribunal Federal (STF), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal (PF) foram alvos de ataques cibernéticos que geraram instabilidade nos sistemas após decisão da Corte de banir a rede social X, o ex-Twitter, do bilionário Elon Musk.

Na última quinta-feira(29/8), o STF sofreu um ataque de negação de serviço (DDoS), caracterizado por milhares de acessos simultâneos com o objetivo de sobrecarregar a rede e inviabilizar os serviços. 

Em nota, o STF informou que a equipe técnica do tribunal agiu, retirando os serviços do ar e implementando novas camadas de segurança. Devido a essa resposta, os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos e não houve prejuízo operacional.

Já nesta terça-feira(3), a Polícia Federal enfrentou um ataque cibernético que causou instabilidade em seus serviços. A PF informou que o acesso aos serviços foi restabelecido rapidamente e que não houve comprometimento dos sistemas ou acesso a dados sensíveis. A investigação sobre a origem e os responsáveis pelo ataque está em andamento.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também confirmou em nota que registrou um aumento de ataques nos últimos dias. “Após a decisão do STF de bloquear o “X”, a Agência observou um aumento esperado nesses ataques, o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes. Em resposta, a equipe de TI da Anatel agiu de forma contínua para mitigar os impactos e garantir a segurança das operações. Os sistemas foram prontamente restabelecidos, e medidas adicionais foram adotadas para fortalecer a infraestrutura de rede, assegurando a continuidade dos serviços prestados à sociedade”, diz a nota. (Matéria: Correio Braziliense)

Redação