ComportamentoComunidadeNotíciaPolítica

Solidariedade e emoção marcaram a visita da primeira-dama à Catu

A primeira-dama do estado Aline Peixoto visitou a Associação São Lourenço e o Lar Mãe Corina e se emocionou ao falar sobre o serviço aos mais carentes

 

A terça-feira (09) em Catu começou movimentada com a presença de Aline Peixoto, presidente das voluntárias sociais da Bahia e primeira-dama do estado. Aline foi recebida no gabinete do prefeito de Catu, Geranilson Requião e em seguida partiu com sua comitiva para a Associação São Lourenço.

O almoço promovido na São Lourenço, em benefício da instituição, contou com a presença de cerca de 70 pessoas, que puderam testemunhar através de Gioacchino Caruso, diretor da associação, como é realizado o trabalho que beneficia cerca de 50 crianças vindas de diversas comarcas da região.

Gioacchino guiou a comitiva por um tour em toda a área pertencente a associação e discorreu sobre o trabalho ali realizado. O mesmo compreende ser um chamado de Deus e entende que cada pessoa ali presente, desde os voluntários até os visitantes, atendem a um chamado de Deus para o serviço ao próximo, da mesma forma de quando este era empresário na Itália e largou tudo para atender a esse chamado.

 

 

A primeira-dama do estado, Aline Peixoto, se emocionou ao falar sobre o papel de cada um na sociedade, compreendendo que todos temos um papel fundamental no compromisso de fazer algo de bom para o próximo, como uma missão, saindo um pouco do individualismo em que se vive hoje. “Quando eu doou uma cadeira de rodas, eu quero saber também do contexto de vida que aquela pessoa que está recebendo vive, para ver de que forma eu posso ajudar para melhorar a sua de vida e fazê-la evoluir, mesmo com determinadas limitações,” pontuou Aline.

O diretor de formação para o trabalho das voluntárias sociais da Bahia, Manoel Calazans, destacou que “as voluntárias é uma entidade sem fins lucrativos, existente há 40 anos, sempre presidido pelas primeiras-damas. Quanto a dona Aline tem alguns focos, trabalhando na perspectiva de ajudar não apenas no momento, mas também promover um futuro mais produtivo para crianças jovens e idosos.”

“A vinda de dona Aline para Catu foi uma iniciativa da primeira-dama de Catu, Josenita Requião, e do presidente da câmara de vereadores, Marcelo Calazans, para aproximar as ações das voluntárias sócias do governo do estado com Catu.”

“Também entender que política pública apenas não consegue dar conta de tudo, então ações sociais como as que dona Aline promove, convidando as pessoas para colaborar com algumas entidades sem fins lucrativos, trazem um forte impacto social, construindo um elo entre associações filantrópicas e a população, no sentido de colaborar para melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Em Catu as voluntárias sociais já tem uma atuação forte e bem estruturada, precisando inclusive de mais visibilidade, porém estamos analisando as frentes de trabalho que existem aqui, para posteriormente desenvolver novas ações em parceria com a sociedade catuense e o executivo municipal.

 

Após o almoço o destino da comitiva das voluntárias sociais foi o Lar Mãe Corina, que acolhe idosas que precisam de cuidados específicos e não podem contar com familiares, onde Aline Peixoto presenteou-as e procurou ter uma momento de interação com cada uma delas.

 

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.