Shoppings promovem ações para celebrar o Julho das Pretas
Rodas de conversa, poesia, dança, desfile e contação de histórias acontecem gratuitamente no Salvador Norte e no Salvador Shopping
O Julho das Pretas é um movimento que garante um espaço de luta e fala para as mulheres pretas na sociedade brasileira. Sua agenda de atividades acontece em todo país e resgata as participações sociais e históricas destas mulheres. Pensando nisso e como parte do calendário de ações do seu Comitê de Diversidade e Inclusão, o Salvador Norte e o Salvador Shopping promovem ações, esta semana, com o objetivo de homenagear e fortalecer a ação política das mulheres pretas.
No Salvador Norte, amanhã, 25/07, das 13h às 18h, acontece a Mostra Cultural do projeto “Pretas têm Dendê”, que conta com exposição, apresentações musicais, poesia, desfile e venda de artigos de moda e acessórios produzidos por afro-empreendedores de Salvador e Região Metropolitana. A ação é gratuita, acontece no Espaço de Eventos, piso L3.
No Salvador Shopping, no dia 27/07, às 19h, na Livraria Leitura (piso L2), acontece o evento “Talking Agô – Juristas Negras: Orí-entando nossa (re)existência”. O bate-papo sobre empoderamento feminino e desafios profissionais será com a socióloga Belle Damasceno, a comunicóloga Suelem Diniz e a cantora Gab Ferruz, que também fará a parte musical. No dia 29, às 11h, a programação será voltada para o público infantil, com cenário lúdico, contação de história com Mário Omar e música com Romero Mateus. Os dois eventos são gratuitos sujeitos a ocupação de espaço.
História – O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o Primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra contra o racismo, a opressão de gênero e a exploração de classe. No Brasil, no ano de 2013 o Odara – Instituto da Mulher Negra, criou a ação intitulada “Julho das Pretas” como uma programação voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.