A - Mais RegiõesCultura

Sexagésima edição do Bon Odori é realizada em Mata de São João e atrai autoridades de todo Brasil

Para reverenciar os antepassados e atrair boa colheita, a comunidade Japonesa do JK em Mata de São João, realizou mais uma edição do Bon Odori na tarde desse sábado

Esse sábado,4 de agosto, foi dia do Bon Odori na comunidade rural japonesa do JK em Mata de São João. O evento atraiu pessoas de diversas regiões da cidade como também familiares que já não residem mais no local e amantes da culinária e cultura japonesa.

A celebração é realizada como forma de relembrar os antepassados que ajudaram a desbravar a região, outrora sem estrutura alguma, tendo estes que construir do zero as condições para a agricultura no local, hoje principal atividade comercial da localidade, tendo Salvador como principal centro de comercialização dos produtos orgânicos produzidos pela comunidade.

A colônia fundada em 1959 completa 60 anos de sua existência e segundo a crença japonesa, é o momento em que fecha-se um ciclo e começa outro. Acredita-se que a partir de agora é tempo de renovação. Esta edição do Bon Odori,  atraiu matenses, pessoas ligadas a cultura japonesa, autoridades municipais e representações japonesas do cenário nacional tais como, o cônsul geral em Recife-Ba, Jiro Maruhashi, a vice-prefeita Luciene Tavares, conhecida como ‘Lulu Cardoso’, o secretário de Cultura e Turismo Ricardo Matense, vereadores, além dos Exmo. cônsul honorário em Salvador Dr. Odecil Costa Oliveira, os presidentes da Federação das Associações CNB da BA Sr. Roberto Mizushima, da Anvisa Sra. Lika Kawano e da Associação Cultural Nipo- brasileira do JK.

Todas as autoridades que estavam presentes participaram da cerimônia do Bon Odori e receberam lembranças entregues pelo Presidente da Associação Tomohide Takenami. Orações, um minuto de silêncio em respeito aos antepassados, oferendas de incensos, fizeram parte da cerimônia, onde foi concedida a prioridade para as famílias com pessoas falecidas recentemente, como a do vice-presidente da colônia, que teve seu falecimento durante a semana, em um acidente com um trator na colônia, o Sr. Shuichi Watanabe. Sua morte deixou todos contristados pelo legado deixado por ele para comunidade.

Depois da cerimônia todos foram convidados para apreciarem a culinária japonesa e participarem do Bon Odori, que é uma dança de origem budista, chamado Urabon’e (Festival dos Fantasmas), onde acredita-se que os espíritos dos antepassados voltam durante o Obon, e dança-se de modo a prestar uma cerimônia fúnebre. 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.