Saúde

“Setembro Amarelo” na Ameca tem sala de espera para conscientização sobre a importância da campanha

Pisic. Julia Gomes, no meio espectadora da palestra e em seguia Glaucia Farias

Na terça-feira, 27 de setembro de 2022, a Clínica Ameca realizou com as psicológas Júlia Gomes e e Glaucia Farias, uma poket palestra sobre a prevenção ao suícidio, na recepção principal da Clínica. A instituição tem mais de 54 anos cuidando da sáude do catuense, e que fica localizada no centro de Catu-Ba, na avenida Padre Cupertino, nº 276.

As profissionais de psicologias destacaram a importância de estar atento ao outro para evitar um acontecimento que possa fazer com que por um motivo quaisquer, o índivíduo possa vir tirar a própria vida, mostrando que a primeira escuta de alguém que não está bem, pode ser feita por qualquer pessoa,bastando apenas empatia. Veja a palestra no link a seguir: https://www.instagram.com/p/CjAzr6HPHl7/

Foram distribuídos lações amarelos símbolo da campanha e a recepção estava decorada com balões amarelo que faziam alusão a temática abordada. O espectador da palestra Cássio Goés, destacou a importãncia da campanha: ” existem momentos na vida, que todos precisamos de ajuda para superar situações difíceis, eu vivenciei por exemplo um momento de luto bem complicado após a morte de minha mãe e precisei buscar ajuda para superar, e foi muito importante esse apoio. Aconselho à todos a quebrarem o tabu e se voltarem para o cuidado menteal, como nós cuidamos de todo o nosso corpo. ” Destacou.

A ameca tem uma equipe extensa de psicológos especialistas em diversas áreas para ajudar em diversos casos, é só agendar a consulta e se informar pelos contatos: (71) 3641-1822 e 71) 3641- 2481.

Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha! 

A campanha alerta para importância de atuar ativamente na conscientização da vida e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Falando sobre o assunto desperta as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, para que busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai é a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe. 

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, com a taxa global diminuindo de 36%, diminuições variando de 17% na região do Mediterrâneo Oriental a 47% na região europeia e 49% no Pacífico Ocidental. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019. 

Saiba mais sobre no link a seguir: https://www.setembroamarelo.com/

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.