Sessenta anos de tradição do Trio Nordestino são comemorados no Arraiá Virado nos 150
Do Forró pé de serra do Trio Nordestino, atração principal, passando pelo samba de viola de Fiscal, arrocha, sertanejo romântico e o universitário. Teve de tudo na noite do dia 23 do São João de Catu agradando a todo público presente
O Arraiá Virado nos 150, do dia 23, apresentou um combinado de inovação musical e o forró tradicional. Foram dois palcos recheados de atrações e estilos diversos.
Na Tenda do Forró as bandas(Palco 2): Fiscal e sua Turma, Forró do Zabumba e Caçulinhas do Forró, grupo que colocou os casais para dançar coladinhos. Já no palco principal (palco 1), quem abriu o show foi Kassiene Fernandis, seguida do grupo que traz o forró tradicional Trio Nordestino, com o autentico forró pé de serra, Dory Casa Nova com sucessos sertanejos e Donna Encrenca, que fez valer cada nota entoada.
O arrasta pé foi realizado pela Prefeitura Municipal de Catu. Um inicio de festividades com muita animação em toda avenida oficial do forró, no bairro da Aruanha.
Com sucessos como o single ‘Procurando Tu’, o Trio Nordestino responsável por esse campeão de vendas e execução e consagrado sucesso, nasceu em maio de 1958, originado nas ruas do Pelourinho, aquele que seria o trio de forró mais antigo do Brasil. Este que colocou a galera para voltar às tradições do forró; e em seu aniversário de 60 anos de existência, a comemoração foi no palco do Arraiá Virado nos 150.
Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo) Jonas Santana que ocupa honrosamente o lugar de Coroneto – Zabumba (neto de Coroné também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). Uma banda clássica de forró: sanfoneiro, zabumbeiro e um triângulo dando o toque especial.
Luiz Mario, atual voz da quinta geração do grupo, explicou como é poder levar adiante um projeto que tem 60 anos de estrada: “estamos felizes porque é uma história que nasceu em 1958, hoje damos continuidade a esse belíssimo projeto.”
Sobre os festejos juninos em Catu Luiz destacou: “poder comemorar os 150 anos de Catu e ao mesmo tempo nossos 60 anos de história é motivo de alegria. Muito bom fazer parte dessa festa.”
Trio Nordestino tem uma história reconhecida internacionalmente. Concorreu ao Grammy Latino (maior premiação de música Latina) em 2017, e em maio desse ano de 2018, receberam recentemente a premiação do troféu Gonzagão (maior prêmio da música nordestina) além de homenagens recebidas pelo governo do estado da Bahia pelos trabalhos apresentados. “A banda tem ultrapassado fronteiras, estamos para receber homenagens de países como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal Austrália e Japão.” Pontuou Luiz.
O estudante Iuri Hibert Montino (17 anos) conta como é poder estar presente no São João dos 150 anos da cidade, “achei interessante poder ver a volta da tradição junina, o estilo consagrado do arrasta pé e a organização está de parabéns. Espero que ocorra tudo bem nesses dias de festa.” Falou Iuri.
São João atrai pessoas de outros estilos musicais além do forró, neste caso, o forró seduziu o cantor de rock Kauê Oliveira Mendes (27 anos), conhecido no meio artístico como Mendez e este informa: “sou um roqueiro que não tem preconceito, sou apaixonado pelos festejos juninos e ainda me arrisco a dançar (risos). Tenho orgulho de ser filho catuense e espero que a cidade cresça cada vez mais” finaliza.
Um grupo de visitante vieram especialmente do Canadá para aproveitar a festa na cidade e celebrar os 150 anos e destacaram o amor pela tradição junina e como estavam amando tudo no Arraía Virado nos 150.
O prefeito Geranilson Requião, presente com a primeira-dama Josenita Requião, que mostrou está muito satisfeito com a festa, explanou acerca do segundo dia do evento: “nós estamos felizes, o povo está feliz com toda essa maravilha de festa, que todos possam se divertir como nunca. Venham para cá que Catu é a terra da alegria”.
Os festejos estão apenas começando, ainda tem muita apresentação musical para ser apreciada, e vai casar com o aniversário da cidade no dia 26.
Serviço:
Arraiá Virado nos 150- Catu/BA
Local: Bairro da Aruanha
Ínicio: 19h
Principais atrações:
24.06– Cristian Ferrari, Danniel Vieira, Unha Pintada e Trakinagem.
25.06– D4, Calcinha Preta, Farra Rica e Seu Maxixe.
26.06 – Assombra, Tayrone, Safadinho do Brasil e Duas Medidas