ComunidadeSaúde

Secretário de Saúde de Catu convoca população para vacinação

Doses para vacinação contra gripe já chegaram no município e secretário da Saúde Marcus Torres, preocupado com  a ameaça de um surto, convoca população para buscarem os postos de saúde da família a partir de segunda-feira(23)

A campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril (segunda-feira). Os postos de saúde do família do município de Catu já receberam as primeiras doses hoje.

Na Bahia pelo menos cinco pessoas morreram vítimas da gripe H1N1. O dado consta no informe epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), até 14 de abril de 2018. Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab),  contesta o dado. Segundo a pasta, 36 pessoas foram infectadas com o vírus H1N1, sendo que quatro delas morreram no estado. O estado aparece em segundo lugar entre os estados onde o H1N1 mais matou. O primeiro lugar é de Goiás, com 9 óbitos.

Se considerados todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), são 28 mortes na Bahia no mesmo período, de um total de 249 pessoas infectadas.

Em Catu, segundo o secretário da Saúde Marcus Torres, cerca de 20% das doses vão dar início a campanha de vacinação, mas vão chegar muito mais. E já convoca a população para se vacinar. E alerta: “por conta da baixa cobertura vacinal estamos novamente prevendo um surto de SRAG como aconteceu em 2009 e 2016. Nesses dois anos passaram de 1000 os casos na Bahia.”

A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. A estimativa é de que 3.624.778 pessoas sejam imunizadas durante a

Campanha.

Quais os grupos prioritários para a vacinação?

 Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

 Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

 Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto);

 Trabalhadores de saúde da rede pública e privada;

 Professores das escolas públicas e privadas;

 Povos indígenas;

 Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras

condições clínicas;

 Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas

socioeducativas;

 População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para se vacinar basta levar o RG e cartão de vacina. Pessoas com história de alergia grave à proteína do ovo de galinha, assim como a qualquer componente da vacina tem contraindicação para receber a vacina.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão levar a prescrição especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

 

Reportagem: Donaire Verçosa

Foto Capa: Jefferson Botega / Agencia RBS

Redação