SAÚDE E CURTIÇÃO JUNTAS NESSE CARNAVAL
O Secretário Marcus Torres acredita que é possível cair na folia com responsabilidade sem prejudicar a saúde antes, durante e depois das festas
Por Donaire Verçosa
O Secretário Marcus Torres trouxe dicas importantes para os catuenses curtirem a folia com segurança. A consagrada festa de rua mexe com cabeça de muita gente em todo o mundo.
A população catuense corre para se hospedarem na casa de amigos e parentes, que moram na capital baiana (Salvador). Para acompanhar a folia de perto ou ficam no bate-volta, dividindo-se em escalas do motorista do dia. O importante é não perder a festa da música, dança e da alegria.
Para aproveitar a festa sem colocar a saúde em risco, Marcus Torres (41), formado em enfermagem pela UESB (Universidade estadual do Sudoeste da Bahia) e especilista em Gestão Ambiental no pela UFBA ( Universidade Federal da Bahia), traz dicas práticas e simples de como preservar a sáude mesmo incorporando um folião frenético. São elas:
- A palavra de ordem é: use camisinha. Catu como em outros municípios tem incidência de gravidez indesejada entre adolescentes.
- O preservativo é sem dúvida a melhor forma de prevenção inclusive de doenças como: sífilis que ocasiona feridas que e pode atingir órgãos e ainda causar deformidade durante a geração do feto. Hoje falamos muito sobre a ZICA, que tem sido a maior causa de problemas congênitos atualmente, mas também temos o sífilis. Que pode ser identificado através de um teste rápido que em 20 minutos emite o resultado.
- Evite beijar na boca de estranhos! O BEIJO é um potencial transmissor de doenças como: candidíase (infecção causada por fungos na pele, unhas, mucosas como boca na boca, mais conhecida como sapinho); lúpus labial,Cárie e Gengivite ( que também pode ser transmitida pelo beijo).
- Beba bastante líquido para ajudar a hidratação do corpo, sem falar que a água ajuda a diluir o álcool ingerido, amenizando os efeitos danosos.
- Evitar exposição ao sol, protegendo a pele de queimaduras, insolação. Para tanto se expor a luz solar, o ideal é que use um protetor 30 para pele morena à negra e 50 ou 60, para pele branca. Retocando a cada duas horas.
- Use roupas leves para driblar as altas temperaturas da estação e sapatos confortáveis para evitar calos. “Afinal, ninguém quer ter essa recordação da festança, bolhas nos pés como brinde extra (risos).”
- Dormir 8h por dia é muito importante para o corpo se recuperar, não baixar imunidade, e ainda garantir forças para todos os dias da folia. Dormir bem é o que vai garantir o bem-estar para aproveitar as atrações oferecidas na festa, gerar ânimo e bom humor. Você não precisa curtir tudo no carnaval, mas usufruir o que puder com a maior qualidade possível.
O secretário destacou que logo a secretaria de saúde estará com um espaço disponível para que estudantes e toda a população, possam ter acesso aos dados completos do órgão e acompanhar as ações do município voltadas para os dados levantados pelo conselho do órgão.
O conselho tem o papel de controle social das políticas públicas voltadas para saúde, e é composto pelo governo, trabalhadores e usuários do SUS.
“ Tenho trabalhado duro, às vezes vejo pouco minha família que mora em Santo Antônio de Jesus. Sou casado há 16 anos com Mônica Cortes Torres e tenho duas filhas, Moema(13) e Lorena(7). Sei bem da minha responsabilidade para com a população e me preparei para isso.”
Torres falou sobre sua experiência na área, primeiro como secretário de Ubaíra (microrregião de Jequié) e em Laje, região do recôncavo baiano. Também como coordenador de atenção básica, em Stº Antônio de Jesus, em 2012, onde implantou o primeiro SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional da Bahia.
Marcus destacou que está empenhado em fazer com que a secretaria de saúde traga mais benefícios a população, mesmo a receita geral do que vem para ser empregado na área, sendo menor do que a demanda que o município tem.
Por último faz votos de um bom carnaval para todos: “brinquem com segurança e responsabilidade e aproveitem a festa.”