Salvador sedia segunda edição da Feira de Aprendizagem Profissional
O evento sediado pela capital baiana visa é contribuir para a conscientização do empresariado sobre a importância da contratação de adolescentes e jovens no atual cenário político econômico e social do país
Salvador sediará, nesta quinta (10), a segunda edição da Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia, evento concebido com o propósito de conscientizar o empresariado sobre a importância da contratação de adolescentes e jovens.
Iniciativa do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap), presidido pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) e integrado por membros do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA), do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT) e de instituições formadoras, entre outros parceiros, o evento é inspirado em práticas e políticas voltadas para a promoção do trabalho digno e decente. Será um espaço para debate sobre a inclusão dos jovens no mundo do trabalho.
Para a superintendente regional do Trabalho da Bahia, Gerta Schultz, a feira é importante para conscientizar as empresas sobre a necessidade de se cumprir as cotas previstas na legislação brasileira. “A Feira de Aprendizagem Profissional é oportuna para conscientizar as empresas sobre a importância da aprendizagem como porta de entrada do jovem no mercado do trabalho”, ressaltou.
No total, 600 empresas de Salvador que não estão cumprindo a cota de contratação de aprendizes foram notificadas pela SRT-BA para comparecerem ao evento, além de outras empresas convidadas a conhecer a legislação e o funcionamento da aprendizagem profissional. A feira contará ainda com a participação de aprendizes, conselheiros tutelares e representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), dos serviços nacionais de aprendizagem, de órgãos estaduais e municipais e sindicatos.
No evento, serão abordadas diversas questões do mundo do trabalho relacionadas à aprendizagem, como as atualizações normativas, a implementação da Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável. Será apresentado um painel que debaterá o tema “A Juventude e o Mercado de Trabalho”, com destaque para o trabalho infantil, a inclusão de pessoas com deficiência, os desafios da aprendizagem na visão empresarial e o e-Social.
A presidente do Fobap, auditora-fiscal do Trabalho Marli Costa, enfatiza que o evento será muito esclarecedor para as empresas, que conhecerão as atualizações normativas da aprendizagem profissional e terão uma oportunidade para esclarecer dúvidas.
Um dos destaques do evento será a entrega do Certificado de Reconhecimento das Boas Práticas da Aprendizagem Profissional na Bahia para 120 empresas, em virtude de sua atuação em prol dos jovens aprendizes na sociedade e no mundo do trabalho. Nessa edição da feira, os contemplados serão os estabelecimentos com cota superior a 10 aprendizes que, além de não terem sofrido autuação por essa obrigação, concedem outros benefícios aos aprendizes.
Os participantes do evento poderão conferir a exposição “O Olhar para a Juventude na Bahia”, instalada no lobby do hotel e assistir a diversas apresentações e intervenções culturais.
O que diz a Lei da Aprendizagem – No Brasil, o trabalho é totalmente proibido antes dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A Aprendizagem Profissional combina educação e qualificação no trabalho, permitindo que os jovens tenham garantias trabalhistas, segurança e remuneração justa e afastando jovens do trabalho infantil. A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) estabelece que as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente ao um percentual que pode variar de 5% a 15% do quadro de trabalhadores e cujas funções demandem formação profissional.
Serviço:
Segunda edição da Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia
Local: Salão Ondina do Hotel Othon Palace, bairro de Ondina, em Salvador
Data: 10 de agosto
Horário: 08h00 às 17h30
Inscrições: fobap2feiradaaprendizagem@hotmail.com
Programação:
TURNO DA MANHÃ (pela manhã, o evento será voltado para empresas, sindicatos, contadores, órgãos municipais e CMDCAs).
8h às 9h: credenciamento, coffee breack, exposição de fotos.
9h10 às 9h40: palestra de introdução ao evento – “Atualizações Normativas da Aprendizagem”.
9h40 às 10h20: implementação da Agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável (Unicef e União Europeia)
10h20 às 10h35: apresentação do vídeo “Impactos da aprendizagem para a juventude baiana #eufuiaprendiznabahia”
10h35 às 12h15: mesa-redonda “Juventude e o Mundo do Trabalho”
12h15 às 12h45: solenidade de entrega do Certificado de Boas Práticas da Aprendizagem na Bahia
12h45 às 13h15: coffee break final
TURNO DA TARDE (público-alvo: aprendizes e estudantes de escolas públicas)
14h às 16h: palestra “Altos Papos com a Juventude Baiana”
16h30 às 17h30: encerramento com paródia dos aprendizes e apresentação musical
Foto feira: Blog do Didi
Fonte: Ministério do Trabalho