REUNIÃO NA ALBA TRAZ NOVOS RUMOS PARA O IMPASSE DAS TERRAS ENTRE CATU E POJUCA
Na manhã de quinta-feira (22) o Presidente da Casa Legislativa Marcelo Calasans e os vereadores Paulo de Cacinho, Denize da Paróquia, Professor Seles, Cesár do Posto, Clara Sena, Pró Dilza, João do Ônibus, Rubens de Pau Lavrado e Mário Damasceno estiveram reunidos na Assembléia Legislativa da Bahia com os Deputados Alex Lima, Maria Del Carmen e Bira Coroa para tratar sobre os Limites Territoriais entre Catu e Pojuca.
Marcelo lançou a campanha #DEVOLVAMASTERRASDECATU, que tem ganhado as redes sociais e concentrado o apoio da população, para reverter a revogação da lei, aprovada em sessão na ALBA, que retirava 20% das terras repatriadas para Catu, reconquistadas através de análise topográfica e acordo entre o prefeito Geranilson Requião e o gestor de Pojuca antecessor do atual, conhecido como Toinho, Antônio Jorge de Aragão Nunes.
Na última segunda-feira Calasans gravou um vídeo nos limites de Catu/Pojuca, juntamente com os vereadores da casa legislativa, segue forte nas redes sociais com o intuito de alertar a população sobre o tema. Os vereadores Enéas Medeiros, Nil Prefeitura e Pequeno Sales não compareceram ao encontro devido a agendas na cidade, mas garantem apoio a campanha e se mostram comprometidos com a cidade.
Toda essa movimentação teve como consequência o seguinte acerto com a AlBA: o projeto será colocado novamente em tramitação na casa, seguindo todos os tramites legais, outrora não foi cumprido, abrindo assim a possibilidade para um acompanhamento atento, inclusive de deputados que obtiveram votos em Catu-Ba, mas que no entanto também votaram a favor da retirada dos 20%, para que haja inclusive um novo acordo entre prefeituras inclusive, dessa vez entre Duda Leite e Geranilson, repatriando os 20% das terras para cidade.
Segundo Calasans, presidente do legislativo catuense, em meio ao tramite que está acontecendo, a Câmara Municipal de Catu, entrará com representação jurídica por meio da consultoria da Casa, questionando a aprovação do projeto na ALBA, principalmente por segundo o mesmo, não obedecer os trâmites legais. Em sessão presidida pelo deputado Ângelo Coronel, foi aprovado a revogação da lei que beneficiava Catu,e garantia ainda 80% das terras para o município de Pojuca, e na data do dia 26 de dezembro de 2017, depois de ser colocado em tramitação desde o dia 02 de agosto do mesmo ano, todos os deputados presentes na casa votaram a favor do projeto, fazendo assim que por unanimidade, Catu ficou despida dos royalties das terras que ficam entre a divisa das duas cidades.
Ainda haverá uma reunião que não tem data marcada, com deputado Ângelo Coronel, para dar início a todo esse novo processo, que está sendo movimentado pela Câmara de Vereadores de Catu.