Reunião acalma ânimos entre Provedores de Catu e Coelba
A Prefeitura Municipal de Catu mediou conflito entre Coelba e Provedores de Catu, em uma reunião realizada para ajustar um novo prazo, com intuito de evitar o corte do serviço das empresas de internet ofertado à toda população catuense

Na manhã de terça-feira (22), ocorreu uma reunião entre Coelba, Representantes dos Provedores da cidade e o Presidente da Associação dos Provedores de Internet da Brasil, APIEB; com o intuito de esclarecer o posicionamento da Coelba em relação aos cortes que começaram a ser realizados dos provedores de internet do município de Catu, não regularizados com a concessionária de energia.

Adriana Teodoro, Gestora de Atendimento da Coelba, se posicionou sobre a questão da regularização dos provedores do município de Catu, enfatizando em um de seus pronunciamentos, destacando: “a Coelba está disposta a ajudar e ser parceira nessa questão, buscar junto com essas empresas uma solução, e estamos à disposição para que os provedores nos procurem e resolvermos a questão de forma mais democrática e administrativa”.
Para que essa questão seja resolvida de forma definitiva, os provedores tem que fazer um contrato com a Coelba e dar início ao processo da regularização.
A concessionária ainda esclareceu por meios dos seus representantes presentes na reunião, que está à disposição para resolver essa questão junto com os representantes dos provedores, assim, tirando todas às duvidas, auxiliando em todos os processos, para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível.

“Desde setembro de 2017 a Coelba, estabeleceu um prazo para os representantes dos provedores se regularizarem, onde foi realizada uma reunião com todos e foi mostrada toda a documentação e questões burocráticas que precisariam ser resolvidas, para não chegar ao ponto de ocorrer os cortes”, conta Adriana Teodoro.

O presidente da APIEB, Geanderson Batista, considerou a reunião excelente, destacando assim os pontos negativos e positivos: “os provedores mostraram as suas dificuldades e a Coelba mostrou que tem interesse em regularizar todas as empresas, e todos os provedores demonstraram que estão disponíveis a seguir as normas. O ponto negativo é que até o momento não tivemos um prazo geral, mas segundo a concessionária isso será negociado com cada empresa individualmente. Destacou.

Com relação à taxa de valores que será cobrado pelo uso dos postes e da energia elétrica, o valor base estabelecido pela Coelba é de R$7,46, por poste alocado. Os provedores questionam que a resolução conjunta entre a ANEEL e ANATEL é o valor de R$ 3,19 máximo a ser cobrado, mas a Coelba pontuou que só estipula esse valor através de uma ação na zona de conflito, após acordo firmado, cada provedor precisa passar a pagar R$ 7,46 por poste locado. Quanto a essa questão, a concessionária de energia não tem como modificar.

chefe de gabinete, Roberto Freitas, conhecido como ‘Beto’ , mediando a reunião
A reunião encerrou com a mediação do chefe de gabinete, Roberto Freitas, conhecido como ‘Beto’, se posicionando a favor da população e do município, se colocou à disposição para continuar mediando o processo com intuito de que não ocorra um impasse no processo, já que a suspensão dos serviços de internet, poderia gerar um caos em todo município em decorrência da necessidade do uso da internet que todos os serviços públicos e financeiros têm do fornecimento da internet.

Ficou acordado a suspensão dos cortes dos provedores, afim de que essa situação seja resolvida de forma imediata. Para tanto, vale ressaltar, que é necessário que os provedores precisam assinar um contrato com a Coelba, iniciando o processo de regularização.
O Catu Acontece continuará acompanhando de perto toda a situação, e atualizando a população de acordo com a necessidade apresentada do fato.