Quem é capaz de salvar a dupla Ba-Vi?
Mais uma rodada, mais derrotas para Bahia e Vitória no Campeonato Brasileiro. Os dois times estão iguais em pontuação. Ambos na zona do rebaixamento da principal competição nacional. Se por um lado o Bahia ainda tem quatro competições em disputa, ao Vitória resta apenas o Brasileirão. O desespero para fugir da Série B bateu na porta dos dois e o alerta está ligado.
O torcedor sabe que os times não estão no campeonato para disputar títulos, muito menos para disputar alguma vaga na Libertadores. Os times do Bahia e Vitória são limitados. São jogadores que não possuem identidade com os clubes e não estão nem aí se vão ou não cair para a segunda divisão. Se faltam jogadores, parece que o comando técnico já naufragou.

Pelo retrospecto, Guto Ferreira só tinha o que comemorar. Um acesso a Série A, uma Copa do Nordeste e uma Copa do Nordeste. Mas no ano passado, abandonou o barco para atender um desejo em treinar o Internacional. A pressão em subir o colorado para a principal divisão do futebol não segurou “Gordiola” no cargo. Deve se arrepender até hoje. Foi demitido. Ainda no ano passado, foi anunciado como o técnico do Bahia. A desconfiança reinou na torcida que não perdoou sua “traição”. E, após mais uma derrota – ontem para o Grêmio, em casa, pelo Brasileirão, foi demitido do comando do tricolor.

Quem vai assumir? Quem chegar já deve saber que o Bahia ainda tem quatro competições pela frente. O Brasileiro, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Sul-americana. Sendo esperto, vai pedir uma prioridade aos diretores do tricolor. O calendário é outro inimigo do Fazendão. A parada para a Copa do Mundo pode ajudar o novo comandante.
O Vitória tá em situação semelhante, mas com uma diferença: só está disputando o Campeonato Brasileiro. Não é de hoje que o rubro-negro briga para não cair no Brasileirão. Ano passado, foi salvo por um gol da Chapecoense, nos minutos finais. Esse ano, o problema é maior. O time é mais limitado e ruim. Contratações equivocadas. Jogadores que não rendem e chegam para encosta na Toca. Será que pior fica? Fica!

Ontem, jogando fora de casa, contra o Santos, foi goleado facilmente pelo time paulista. A zaga é frágil, os lateais não acompanham e só Neilton consegue manter um bom nível jogando. Foi um desastre. 5 a 2, e poderia ser maior. Vagner Mancini fala em oxigenar o time. Mas não seria o momento dele procurar novos ares? Mancini tem demostrado que não se incomoda com os resultados. Está impaciente com as críticas. A diretoria está de mãos atadas. A multa para demitir o técnico é alta. Será que pior fica? Fica!

Resta para torcedor do Bahia e do Vitória esperar que a parada para a Copa do Mundo mude alguma coisa nos times. Se o tricolor quiser ficar na Série A, deve abrir mão de dois dos três campeonatos que ainda disputa. O novo técnico deve trazer mudanças, pelo menos se espera. Já o Vitória precisa de jogadores urgentemente. Ter jogadores experientes não é sinônimo de sucesso. Lembrando que o Vitória já foi um exemplo de como se aproveitar a sua base. Que a dupla Ba-Vi vire esse jogo!!