Quatrocentos e oito alunos formam no projeto PROERD em Catu
O projeto PROERD que tem como objetivo conscientizar sobre os riscos das drogas e afastar do perigo jovens e crianças em vulnerabilidade social, forma 408 alunos na última quinta-feira
Os 408 alunos que participaram das aulas ministradas pelos policiais militares no PROERD tiveram sua formatura na última quinta-feira (17). Estavam presentes da cerimônia, além de pais e professores dos alunos, autoridades do município. É o quinto ano consecutivo que o projeto acontece na cidade e, ao todo, já são mais de 2000 crianças alertadas sobre o perigo do envolvimento com drogas e violência.
A relação dos alunos com os policiais foi um dos fatores que preocupava o prefeito da cidade, Geranilson Requião, quando o projeto lhe foi apresentado, em 2013, afinal, a polícia sempre foi vista por muitos como uma força inimiga. Entretanto, com a consolidação do projeto, ficou provado justamente o contrário. “O primeiro ano já foi uma experiência maravilhosa, vi adesão dos pais e dos alunos e aí aconteceu o segundo ano, o terceiro, o quarto e hoje celebramos o quinto ano, o coroamento de um êxito”.
Os alunos estavam muito empolgados com a culminância do projeto e se mostraram animados durante a realização da cerimônia. Marcela dos Santos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Barão de Camaçari, contou um pouco sobre o que aprendeu durante as aulas que foram ministradas ao longo de três meses pelos policiais militares. “Nas aulas, a gente aprendeu a não fumar, não beber, porque isso pode causar doença em quem se envolve com esse tipo de coisa”, conta a estudante.
O vínculo criado entre os alunos e os policiais militares não poderia ser melhor. Os estudantes passaram a enxergar os instrutores como amigos que lhes alertavam sobre os perigos do envolvimento com as drogas.
A juíza Débora Magda falou sua opinião a respeito da proximidade entre policiais e alunos e sobre a mudança que houve nessa relação. “Cada vez que você aproxima um jovem da polícia militar e esse jovem enxerga que aquele policial não é seu inimigo, e sim seu herói, é uma mudança de paradigma. A gente viu hoje (na formatura) o orgulho dos jovens ao se reportar a esses policiais e eu tenho certeza que isso vai se refletir na minha vara porque educação é a chave de tudo”, afirma. A juíza trabalha na área criminal e com infância e juventude.
O Major Isnard Almeida da 95ª também esteve presente na cerimônia de formatura e contou sobre os efeito de projetos como o PROERD podem causar nos alunos que estão sendo instruídos. “Para a PM, para o Estado e para a cidade de Catu, é muito importante a presença desse projeto. Os jovens chegam em casa e contam o que aprenderam para os pais, para os irmãos, se fomos olhar isso, já é outro “montante” que aprende, o que ajuda na formação de mais cidadãos de bem”.
Foto Ascom Prefeitura Municipal de Catu