Quarentões viram os preferidos das empresas na disputa por emprego
Profissionais com idade acima de 40 anos têm sido escolhidos devido a experiência, comprometimento e resiliência no trabalho
Preferidos por muitas empresas, os quarentões têm se destacado nos processos de recrutamento e seleção e garantido vagas no mercado de trabalho.
Essa realidade foi confirmada por empresários e especialistas responsáveis pelas contratações ouvidos pela reportagem.
Ludmilla Ribeiro, gestora da área de talent e hunting da Rhopen Consultoria disse que em algumas empresas os profissionais com mais de 40 anos têm se tornado uma opção valorizada na disputa por empregos, especialmente em organizações que possuem programas voltados para diversidade e inclusão.
No entanto, ela ressalta que essa realidade não é universal e não se aplica a todas as empresas. “A justificativa para essa realidade pode ser baseada em vários fatores, como candidatos com mais experiência, mais estáveis e reduzindo o turnover (rotatividade) das empresas, além da valorização das ações dos programas de diversidade e inclusão”.
Segundo ela, candidatos com mais 40 anos têm ocupado posições de consultores, gestão em seus diversos níveis.
O gerente de engenharia, manutenção e projetos da Vports, Anderson Polido, confirma que o perfil de profissionais dessa faixa etária está em alta em alguns setores e cargos, a exemplo da construção civil e portuários avulsos.
Eles são muito procurados, valorizados, sobretudo pela disciplina, regularidade e pelo nível de entrega que têm. Também por ser um profissional mais senior, que conta com experiência diferenciada em relação aos mais novos”.
Vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, explica que não há idade de corte no mercado de trabalho e destaca que há oportunidade para todos, inclusive jovens.A matéria é do Tribuna On Line.