PUBLICIDADE SEM MEDO DE CRISE
O segredo para passar pela crise sem deixar de ter sua marca exposta para atrair novos clientes e garantir a fidelidade dos já conquistados
Por Isis Pessoa
Há um ditado antigo que diz que “nos momentos de crise é que surgem os melhores negócios”. Podemos ver o reflexo da crise econômica na vida das pessoas e isso atinge diretamente ao comércio. Muitos empresários estão se vendo reféns dela e sem saber como agir nesse momento delicado que o mercado passa.
Não há nenhuma dúvida de que a quebra no bom andamento dos negócios deixa os gestores abalados, pois começam a surgir os problemas com capital de giro, fluxo de caixa e com a própria rentabilidade do negócio.
Existem vários comportamentos conhecidos, mas o mais tradicional é o do chamado “pé no freio”, onde tudo é suspenso e tudo deixa de ser feito em nome da economia que, julga-se, seja necessária neste momento. Como sabemos e, por experiência própria, a propaganda é a primeira a ser cortada.
Para dar o exemplo, a primeira atitude é a de que se faça qualquer economia, a qualquer custo, mas se essas medidas são tomadas sem qualquer critério técnico, o feitiço pode voltar-se contra o feiticeiro. Precisa-se lembrar de que há todo um processo de divulgação e fixação da marca, dos produtos e dos serviços prestados.
A empresa “some” do mercado e, a não ser os seus clientes mais antigos que já mantêm uma certa relação com ela, os demais potenciais clientes deixam de considerá-la para efeitos de negócios futuros. Além disso, os concorrentes que têm um comportamento parecido, porém um pouco mais racional, ou seja, realinham seus investimentos mirando as principais oportunidades, ocupam o espaço vazio deixado e abocanham os novos negócios que estão surgindo.
Em nossa relação pessoal, soubemos de uma empresa que sumiu da mídia e quando voltou a fazer um anúncio recebeu ligações de antigos clientes indagando se ela não tinha quebrado, pois havia “sumido” totalmente de circulação e eles não ouviram mais falar dela.
Por tudo isto é preciso contar a todos a suas novas investidas. Por exemplo, de nada adianta investir na obtenção da certificação da ISO se os interessados que são os seus clientes e o mercado não forem comunicados desta conquista. É preciso divulgar.
A propaganda continua sendo a forma mais fácil de se mostrar ao mercado e dizer a todo o momento que você está forte e confiante, pois já passamos por recessões muito piores e, certamente, novos e importantes momentos estão chegando para a sua empresa.
Como o que movimenta de fato a economia são os negócios feitos no dia-a-dia pelo conjunto de empresas que competem pela preferência dos consumidores, é essencial que elas utilizem os instrumentos que ativam suas vendas, entre os quais a publicidade sempre se destacou.
Devemos investir para conquistar consumidores para nossa marca, especialmente num momento de retração econômica. Portanto, é o momento de planejar melhor suas aparições, definindo os melhores veículos e os momentos que são os mais importantes dentro do universo que você quer atingir. Mas não deixe de aparecer, pois isto vai fazer a diferença em seu negócio.
Em tempos de crise, novas alternativas de comunicação são uma boa solução para captar novos clientes. E falando do cenário de Catu, temos profissionais capacitados e novas tendências de mídias.
Mídias Digitais
As Mídias Sociais assumiram papel fundamental nessa nova esfera da comunicação que presenciamos hoje em dia. Ter uma presença online marcante e relevante tanto para pessoas comuns, tanto para empresas e marcas tornou-se fundamental, diria que não participar ativamente das redes sociais e novas mídias no geral são semelhantes a um suicídio, nesse caso suicídio online.
A forte presença de pessoas comuns na rede, dispostas a trocar informações, experiências e conhecimentos específicos, fez com que empresários e profissionais de comunicação atenta-se a este fato e passassem a oferecer serviços voltados para essa nova área em desenvolvimento. Porém, na mesma proporção que as mídias sociais crescem, há um avanço também relacionando ao mau-uso, não das ferramentas, mas sim das ações digitais feitas nessas ferramentas.
Quero esclarecer que uma pessoa sozinha, que não tem conhecimento em comunicação, marketing, publicidade e relacionamento não tem condições para criar, organizar, administrar e concluir uma ação, é necessário um profissional ou equipe específica para cada objetivo do projeto.
Mídia no Saco de Pão
Expor um produto ou serviço em saco de pão, alimento que está presente na mesa de 97% dos brasileiros, é uma alternativa que grandes e pequenos empresários têm encontrado para divulgar suas marcas diretamente para seu público-alvo. É o que propõe a Dzain agora em Catu, uma mídia inteligente, de baixo custo, com alto tempo de exposição e ecologicamente correta. Em sua primeira tiragem, os sacos de propaganda já se encontram nas principais padarias da cidade e irão para a sua casa. Invista nessa novidade!
Também a equipe do Site Catu Acontece, especializada em áudio vídeo, arte gráfica e marketing digital, além de matérias promocionais escritas pela jornalista Donaire Verçosa, que podem mostrar a especialidade e potencial da sua empresa, demarcando o seu lugar no mercado de maneira eficaz.
Painel LED
Você deve anunciar seu negócio ou serviço em painéis LED, para ocupar um espaço maior do que seus concorrentes na mente do consumidor. Eles garantem a visibilidade das mensagens de dia ou à noite, graças à qualidade da luminosidade dos LEDs. Também possibilitam a veiculação de imagens em movimento, o que torna as peças muito mais criativas do que banners, displays e outras mídias. Agora em Catu já tem painel led, localizado na Praça Geonísio Barroso, Boa Vista (Aruanha).
Painel contatos:
(71) 9 9962-2728
anuncie.painel@gmail.com
Não corte mídia, invista nelas como forma de se manter no mercado, mesmo em meio à crise. É justamente dentro da “nuvem da tempestade financeira”, que surgiram as grandes ideias que mudaram a história da humanidade e os grandes negócios que mudaram a vida de pessoas, povos e nações. É só uma nuvem, ela vai passar e só se estabelece mesmo, é quem nunca deixa de anunciar.