Cultura

“Projeto Canta Luiz” encanta público com forró raiz na Praça da Aruanha em Catu em mais um ano de apresentação da Orquestra Sanfônica

A quadrilha Pinga Né Mim deu um show a parte abrilhantando a apresentação do projeto em Catu.

mãe e filho aproveitando a noite cultural em Catu-Ba

Sanfoneiros regionais trouxeram o forró raiz do Rei do Baião em mais um ano de apresentação da Orquestra Sânfônica Canta Luiz apresentações revivendo os maiores sucessos de Luiz Gonzaga, resgatando valores musico-culturais do forró nordestino na noite de sábado(17) e fez o público presente “forrozear” e celebrar o Rei do Baião na Praça da Aruanha, em Catu-Ba.

A iniciativa tem produção da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, VR projetos e o apoio valioso da Prefeitura de Catu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Através dessa colaboração,tem sidoi possível proporcionar o espetáculo há cerca de 20 cidades nesse ano 2023, enaltecendo a cultura e a música popular nordestina, teve ínicio dia 9 de junho e encerra no dia 30 em Entre Rios.

Além da apresentação da 5ª Orquestra Sanfônica o evento contou com a participação da quadrilha Pinga Né Mim, que abriu a noite de forró e animou desde de o ínicio até o final da noite, primeiro se apresentando depois trazendo muita emoção e frisson como uma plateia da orquestra sanfônica.

Daiane e

Mãe e filho, Daiane Viana e Rubens vieram do bairro do Pioneiro para prestigiar o evento, e segundo ela: ” todo ano eu venho, não perco e, nesse friozinho o “forrozinho” tradicional caiu muito bem.

O Prefeito Pequeno Sales, expressou seu apoio e entusiasmo em relação ao projeto: é importânte preservar e valorizar a cultura regional, reconhecendo o legado deixado por Luiz Gonzaga e sua contribuição para a identidade cultural do Nordeste.” Pontuou.

O sucesso do Projeto Canta Luiz e a emoção transmitida durante a apresentação da 5ª Orquestra Sanfônica reforçam a importância de iniciativas culturais que promovem a valorização da música e das tradições nordestinas. O evento se tornou um marco na cidade de Catu e um momento único de celebração da arte e da cultura do país.

Uma novidade desse ano, é um espaço especial com mais acessibilidade para pessaos com necessidades especiais, como cadeirantes e pessoas com TEA( Transtorno do Espectro Autista), para conseguir levar a mais pessoas de forma confortável as composições de Luiz Gonzaga. Veja registros ao vivo no Instagram @catu.acontece, link a seguir: https://www.instagram.com/tv/CtnN0HLtlYN/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Espaço de Acessibilidade

Canta Luiz já realizou mais de 70 apresentações por todo estado da Bahia.  Confira abaixo as datas das apresentações e a lista completa de cidades que ainda serão visitadas pelo projeto nesta edição:

  • Pojuca (18/06)
  • Mata de São João (19/06)
  • Pindaí (21/06)
  • Caetité (22/06)
  • Maracás (23/06)
  • Planaltino (24/06)
  • Araçás (25/06)
  • Itanagra (26/06)
  • Conde (27/06)
  • Esplanada (28/06)
  • Cardeal da Silva (29/06)
  • Entre Rios (30/06)

*Por Donaire Verçosa com Informações da PMC e IBahia