Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência realizou premiação no Clube CEPE Catu e Secretária de Educação emitiu nota de esclarecimento a respeito de questionamentos sobre a premiação
Todos os anos é realizado no município de Catu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, onde os alunos do quinto ano das escolas do ensino fundamental participam em doze semanas de aulas, com assuntos que visam prevenir o uso das drogras e da violência no ambiente escolar. Ao final do programa os policiais escolhem as melhores redações e os três primeiros colocados são premiados. No ano anterior foram três fones bluetooth e neste ano de 2024, foi um relógio smartwatch onde o aluno vencedor de cada escola recebeu 1, sendo respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugar.
O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão e já foi aplicado em diversas escolas de Salvador, Feira de Santana e em Catu já acontece há vários anos, antes mesmo da administração atual assumir, já era realizado. Veja mais aqui!
Na segunda-feira,16, no Clube Cepe Catu, aconteceu mais uma formatura que celebrou mais uma edição do evento onde autoridades da Polícia Civil e Militar escolheram os vencedores deste ano e presentearam os alunos. A polêmica em questão, se deu por conta de uma vereadora do partido PL, que na data de 16/09/2024 disseminou factoídes sobre o assunto, com questionamentos com nítida conotação política que passaram a ser veiculados em grupos de WhatsApp e alguns veículos de comunicação.
Veja abaixo a nota emitida pela Secretária de Educação e Cultura Rosa Sales sobre o assunto:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – CONTRATO 312/2024
PREMIAÇÃO PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
“A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Catu – SMEC, no uso de suas atribuições legais e visando esclarecer acerca de fatos com nítida conotação política que passaram a ser veiculados em grupos de WhatsApp e alguns veículos de comunicação na data de 16/09/2024, iniciados em razão de questionamentos formulados por parte de uma candidata a vereadora do Partido LP deste Município sobre os motivos/razão para aquisição de um Relógio Smartwacth por parte desta Secretaria – SMEC, através do Contrato n° 312/2024, vimos expor einformar o que segue:
O referido contrato é oriundo do Processo de Dispensa de Licitação n°100/2024 e teve como objetivo realizar a aquisição de relógio modelo Smartwatch, a fmi de ser distribuído a título gratuito, como parte da premiação dos alunos que se destacaram, por meio das redações, no âmbito do Programa PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o qual é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA, nas Escolas públicas da Rede Municipal de Ensino.
O PROERD é um Programa criado no ano de 1992 e já foi implantando em mais de 20 (vinte) estados brasileiros. No âmbito do Município de Catu, o mesmo áj é desenvolvido há muitos anos e se constitui em uma importante ferramenta de inclusão social, capacitação, auxilio no combate à evasão escolar, criminalidade e violência não só no âmbito escolar, como também extraclasse.
Dentre as principais bandeiras e objetivos almejados com a implantação do PROERD, está:a) Combate e prevenção às drogas; b) Combate à violência; c) Fortalecimento dos laços comunitários entre a Policia Militar e a sociedade; d) Desenvolvimento de habilidades sociais; e) prevenção a condutas violentas através de metodologias pedagógicas e psicológicas; f) combate à evasão escolar, dentre outros.
Todos os anos, o Município de Catu, em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA, promove a premiação dos alunos destaques em suas turmas, com a doação de brindes, em especial equipamentos eletroeletrônicos, como forma de incentivo, a fim de ampliar o interesse e participação dos estudantes ao PROERD.
Neste ano não foi diferente, de modo que a aquisição do referido produto (relógio smartwatch) serviu como premiação para os três primeiros colocados de cada Escola participante, cujo evento/solenidade de entrega ocorreu no último dia 1 de setembro de 2024 e contou, dentre outros, com a participação do Subcomandante da Polícia Militar de Catu, representando o Comandante da Polícia Militar de Catu; Delegado de Polícia de Catu, membros da Polícia Militar; Diretores; Vice-Diretores; Conselho Tutelar; Coordenadores; pais; alunos e autoridades que prestigiaram o evento.
Salientamos ainda que, neste ano de 2024, os valores gastos com a aquisição de produtos/equipamentos doados pelo Município aos alunos que se destacaram nas redações do Programa PROERD, foi INFERIOR aos valores gastos em anos anteriores, justamente para se evitar utilização politiqueira e exploração indevida do programa por pessoas que, travestidas de “justiceiros sociais”, utilizam-se de informações inverídicas e sem a checagem dos fatos, para buscar promoção política em ano eleitoral, lastreando suas condutas não com o real objetivo de fiscalizar os gastos públicos, mas apenas de se autopromoverem nas redes sociais, visando obter proveito político com a criação de Fake News edesinformação.
Sem mais, aproveitamos para convidar a todos aqueles que queiram se inteirar sobre o PROERD, a conhecer a aplicação do Programa que é realizado neste Município em parceria com a Polícia Militar, inclusive colaborando com a execução do referido programa, seja mediante a prestação de serviços voluntários, seja realizando a doação de valores/produtos, afim de que o PROERD possa alcançar cada vez mais crianças e jovens.”