Comportamento

Professor Marcos Aquino desconstrói ideia de Yoga ser ligado à religião

O renomado professor Marcus Aquino esclarece que técnicas de yoga para meditação nada tem haver com religião e enfatiza a informação nos eventos que ministra sobre o assunto em todo Brasil

O yoga tem sido cada vez mais usado como uma técnica de meditação importante para combater o estresse, auxiliando como mecanismo de reordenamento corporal, psíquico e emocional, utilizado por pessoas que buscam qualidade de vida quebrando ritmo frenético do dia a dia.

Com 28 anos de experiência na área e diplomado pelo Institute Kaivalyadhama, na Índia, o professor de Yoga Marcos Aquino, explica que o objetivo dessa prática é criar um ambiente mental menos agitado, para que o indivíduo possa se perceber melhor e o que está à sua volta, em seu ambiente. Dessa forma, consegue-se uma melhor interação com quem está ao redor, com o trabalho e também com o meio ambiente. “É bom sempre lembrar que o principal objetivo do yoga é o autoconhecimento, além do relaxamento mental. A técnica também ajuda o praticante a desacelerar, se concentrar, a ficar menos disperso”, explica.

Apesar de não ser uma prática de exercícios físicos, o yoga acaba acarretando efeitos “colaterais” que se refletem no corpo de quem adere à prática: “o foco do yoga não é a parte física, mas temos alguns resultados secundários como o aumento do alongamento, alguns exercícios promovem contrações e funcionam como massagem de órgãos internos”, destaca o Marcos Aquino.

Apesar de ser uma prática antiga, muitas pessoas ainda tendem a confundir o yoga com determinadas religiões, entretanto, Marcos, que pratica yoga desde os 16 anos de idade, destaca:“o yoga, por essência, não é religião, é uma busca do indivíduo para que ele possa se conhecer melhor. Então, a pessoa pode praticar yoga e ter uma religião, já que ela aguça a sensibilidade das pessoas, de modo que ajuda a viver melhor em sociedade”.

Em Catu-Ba, a esteticista e terapeuta holística Marion Bonfim, é adepta do yoga e ensina a técnica em aulas ministradas no seu centro de estética, localizado na rua Dois de Julho.  Recentemente, no dia 30 de outubro, um evento com Marcos Aquino atraiu adeptos e curiosos que foram aprender e se aprimorar na técnica de meditação, na sede do centro de estética Marion Esthétique. Para Marion, “foi uma oportunidade única para a cidade de Catu, poder receber um profissional do porte de Marcos Aquino, conhecido em todo Brasil, que faz palestras para cerca de 500 pessoas de uma só vez.”

Edna Santos, 70, autônoma, pratica Yoga há cinco anos e afirma que durante as aulas, aprende sobre união. “ Me movimento o dia todo, sou outra pessoa desde comecei a praticar Yoga. Adquiri qualidade de vida”.

Isa Oliveira, professora de Espanhol e metodologia cientifica, não frequenta as aulas regularmente por conta da rotina cheia de afazeres, mas sempre que pode comparecer aos eventos da área, não dispensa a oportunidade. Mas, mesmo assim, consegue colocar em prática o que aprende. “Em momentos de tensão, lembro da técnica de respiração e começo a tentar a equilibrar as emoções. A respiração faz isso, faz com que você se concentre mais e aquele momento de stress que poderia ser de explosão, acaba sendo um momento em que você ameniza as coisas”.

Lícia Maria Leal tem uma ligação antiga com a prática. Mesmo sem saber que se tratavam de movimentos do Yoga, desde criança faz algumas posições. Já na juventude, encontrou um orientador que lhe ensinou diversas técnicas e fez com que ela desenvolve ainda mais a prática.  Mãe de seis filhos, avó de 14 e bisa vó de 4, ela explica que “a prática ajuda muito no que diz respeito à disposição. Dá calma, tranquilidade e paciência, o que ajuda a superar os momentos difíceis que a gente passa da vida”.

O yoga, derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que quer dizer unir ou integrar, se trata de um conjunto de conhecimentos que existem há cerca de 4000 anos e produz a integração entre corpo e mente através de exercícios, que, entre outras coisas, auxilia na diminuição do ritmo frenético em que as atividades cotidianas são realizadas.

Para quem se interessa pelo assunto, o próximo evento realizado por Marcos Aquino se chama ‘Festival de Yoga Salvador’, é um evento internacional e está na sua oitava edição. O evento contará com a participação de professores do mundo inteiro, além dos praticantes e estudantes. Serão três dias no Gran Hotel Stella Maris e acontecerá nos dias 1,2 e 3 de dezembro e  com a presença de, entre outros, Swami Anubhavananda, vindo da Índia

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

1 comentário sobre “Professor Marcos Aquino desconstrói ideia de Yoga ser ligado à religião

  • Preciso divulgar a atividade DE Psicanálise que executo na clínica Cilalise e terapias de ACUNPUTURA de orelha e ARGILOTERAPIA, cura pela argila.

Fechado para comentários.