ComportamentoComunidadeCulturaEntretenimento

Priscila Cerqueira e sua paixão pela dança

A professora do ballet da Escola Ilma Costa em Catu Priscila Cerqueira, confessa  que a dança sempre existiu na sua vida e por isso resolveu aperfeiçoar o dom que acredita ter recebido de Deus

 

O Ballet Ilma Costa tem trazido  há vários anos  ao catuense, espetáculos que celebram  a arte da dança, sob o comando da bailarina Priscila Cerqueira (30) que se diz  apaixonada por essa arte desde menina. Para celebrar a dança. a escola fez uma apresentação na Casa da Cultura em Catu-Ba, contemplando todos os ritmos e estilos de dança.

Segundo Priscila Cerqueira(30 ), o “MOVIMENTE-SE  é um festival idealizado pelo coreógrafo e diretor da Escola de Ballet Ilma Costa, Juliano Costa, com a perspectiva de celebrarmos a dança.  As apresentações que aconteceram,  remontagem das coreografias que marcaram os alunos e que já haviam sido apresentadas em outros festivais. Tivemos ali na Casa da Cultura, na penúltima sexta-feita de abril um lindo festival, com a participação de 78 bailarinos que  enalteceram a dança ao som do frevo,  samba, forró, jazz e  claro, o ballet.”

O dia internacional da Dança é comemorado anualmente no dia 29 de abril e foi criado pela UNESCO (Organização  das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura),  com o objetivo de mobilizar a população mundial em torno da dança, para que os governantes de todo mundo tenham uma atenção especial para questão, que segundo Alkis Raftis, presidente da CID (Conselho Internacional da Dança), declarou em 2003 em um dos seus discursos:“ é importante fazer gravações de vídeos de danças que estão em extinção, reuni-lás em um biblioteca, para que as gerações futuras tenham acesso e estas não fiquem extintas, bem como despertar governantes da necessidade de investir em politicas públicas voltadas para incentivo da dança.”

 

Priscila compartilha da visão de Alkis Raftis, tem a dança como patrimônio da humanidade, e mesmo sendo mãe duas crianças, casada e dona-de-casa, não abre mão de se reciclar constantemente com cursos por todo Brasil, para trazer o melhor do ballet clássico para Catu.

“Comecei a fazer aula de ballet no final da minha adolescência movida pela paixão pela dança, mas também pela necessidade de aperfeiçoar um dom que sabia que Deus havia me dado. Depois descobri que tinha vocação para o ensino e um desejo enorme de compartilhar a experiência transformadora de fazer ballet com outras pessoas. Foi quando então minha professora e mentora Ilma Costa confiou a mim os alunos da unidade Ballet Ilma Costa Catu. Desde 2014 que estamos nessa parceria, mas a escola funciona em Catu desde 2010.”

“A dança é uma linguagem gestual primitiva que surgiu da necessidade do homem de expressar seus sentimentos e emoções. Não é possível determinar, mas  certamente passou a existir desde o princípio e era fundamental para a comunicação, para demonstração de exuberância física, na realização de rituais, entre outros fatores. Atravessou gerações, transformou-se e adaptou-se a cada civilização. Atualmente continua a cumprir seu papel de conectar o homem consigo mesmo. A dança aproxima as pessoas, eleva o espírito, nos traz paz, alegria, realização… E isso é para todos.”

“Compreendo que o hábito de dançar, deve estar presente como algo fundamental nas nossas vidas diária, nós da Ilma Costa acreditamos nisso. A Escola celebra essa arte e deseja que a dança possa marcar a todos como uma experiência por toda a vida toda, desde os primeiros passos.”

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

2 comentários sobre “Priscila Cerqueira e sua paixão pela dança

  • Linda matéria e belo trabalho!

  • Encantada com a matéria sobre o Ballet Ilma Costa, em Catu. Observei o belíssimo figurino dos participantes. Destaques para o grupo de espanholas
    A dança, de fato, faz bem ao corpo e à mente. A Biodança, por exemplo, é uma terapia maravilhosa.
    Parabéns à Profa. Priscila, ao Coreógrafo e à jornalista Donaire Verçosa, pela informação clara e objetiva sobre o evento.

Fechado para comentários.