Primeira vereadora negra eleita de Curitiba sofre ameaças de morte e ataques racistas
Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm no morro do Engenho, aqui no Rio de Janeiro e uma passagem só de ida para Curitiba e vou te matar”, diz trecho da mensagem enviada a Ana Carolina (PT).
A historiadora e professora Ana Carolina Dartora (PT), eleita vereadora nas eleições de 2020, em Curitiba, compartilhou, através de suas redes sociais, ameaças de mortes e ofensas de racistas que tem recebido. Ana Carolina será a primeira vereadora negra na capital paranaense a partir de 2021.
A professora publicou o teor das ameaças recebidas por e-mail, com o título “Vou te matar – Carol Dartora”. Na mensagem, o suspeito suspostamente escreve do Rio de Janeiro, e diz que vai comprar uma arma e viajar para Curitiba para “matar” Ana Carolina. Ele chega a identificar o endereço da vítima.
“Enquanto você ganha um salário de vereadora apenas por ser uma macaca, eu estou desempregado, minha esposa está com câncer de mama e estamos vivendo de auxílio emergencial. Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm no morro do Engenho, aqui no Rio de Janeiro e uma passagem só de ida para Curitiba e vou te matar. Eu já tenho todos os seu dados e vou aparecer aí na sua casa”, diz trecho da mensagem enviada.
Ana Carolina acionou a Justiça e relatou que desde o dia das eleições, em 15 de novembro, vem sofrendo “com a indignação e intolerância”. “Feito o boletim de ocorrência, espero que estes sujeitos sejam identificados e responsabilizados pelo crime cometido. Que aprendam que a Internet não é “terra de ninguém” e que todas as ações geram consequências”, disse a vereadora eleita. “Eles combinaram de nos matar, combinamos de ocupar tudo!”, completa.
Fonte:Metro 1