PREFEITURA REINAUGURA COLÉGIO JECELINO COM INVESTIMENTO EM AULA POR TEMPO INTEGRAL
Além do colégio Jecelino José Nogueira, a Prefeitura e a secretaria de Educação entregou uma moderna quadra poliesportiva para a comunidade da Barão de Camaçari. Foram 935 mil reais investidos em obras
Uma tarde de festa para a comunidade Barão de Camaçari, em Catu. Com direito a fogos e balões, foi reinaugurado o espaço da Escola municipal José Jecelino Nogueira e da quadra poliesportiva Edgard Gomes dos Anjos (Didico). A instituição passa a abrigar 350 alunos do 5º ao 9º ano em regime de tempo integral. A escola possui 13 salas de aula, além de refeitório, banheiros adaptados para alunos especiais, área de lazer e rampas, que foi custeada pelo município em mais de 425 mil.
Uma outra novidade, é a quadra de 980 m² de área que foi construída na intenção de dispor mais práticas esportivas aos estudantes e a população. Para conhecer os novos espaços, a população e autoridades políticas passearam pelo local e se surpreenderam com o trabalho feito.
Para a diretora da escola, Leda de Assunção Castro, os investimentos a um setor tão precioso como a educação, só tem a gerar resultados positivos com esse incremento, “a escola passa a ser em tempo integral, o aluno terá uma duração maior para desenvolver novas habilidades e fortalecer seu laço com o currículo educacional, valendo-se de todas as disposições que a escola passa a oferecer. Nossa ideia é agregar valores na vida do aluno e fazê-lo crescer com as iniciativas pedagógicas que aqui se estenderão”. Destaca.
O colégio que será o primeiro em tempo integral no município, passa a ter novas aulas práticas como teatro, dança, coral dos alunos entre outras atividades. A vice-diretora e professora de história Jucinalva de Almeida, salienta que por ter a duração maior, a educação na instituição capacitará melhor a aprendizagem, “é uma ferramenta nova que fortalecerá o viés estudantil, portanto a escola dispõe de estrutura como chuveiros para higienização dos alunos pós aula, professores habilitados além do espaço amplo”. Pontua.
Nesse ano letivo, os estudantes terão café da manhã às 07h30, e a partir das 08h seguirão para as respectivas salas com aulas da grade tradicional e das aulas culturais. Ao meio-dia os alunos vão ao almoço e retornam por volta de 13h30 e seguem até 15h30 quando lancham e são liberados funcionando assim o esquema integral. Para a dona de casa Edmeire Souza (35), mãe do aluno Elnaldo Souza (14) a educação será mais valorizada, “os alunos aprenderão melhor e terão uma vida mais facilitada.”
É o que as mães Edna dos Santos (45) e Elen de Jesus (29), acham que qualificará o boletim dos seus filhos Carlos Daniel (11) e Daniel (11), respectivamente. Para dona Edna, o desempenho será mais fácil, “eu não vejo a hora de começar as aulas. Garanto que estou mais ansiosa que eles. Certamente o conhecimento será mais prático” (risos).
A secretária de educação e cultura, Professora Ana Teixeira assegura que esse modelo de ensino implantado em Catu, tende a crescer mais, “é uma experiência piloto, trabalhamos muito para chegar a esse resultado, e claro, oferecer essa nova identidade de aprendizagem para os nossos alunos. Na cidade, temos 28 escolas que trabalham em torno de complemento educacional, como turno duplo, porém essa é a primeira nesse novo plano”. Enfatiza.
O presidente da câmara dos vereadores, Marcelo Calasans esteve presente para conhecer o espaço, e ficou contente ao saber que mais alunos terão uma educação eficiente, “o caminho para a sociedade é a educação e sem dúvida, a administração está cumprindo com o que lhe confere. São ganhos importantes, já temos uma creche aqui, que crianças de outros bairros se deslocam para cá, isso sem falar que é uma comunidade agraciada pelo prefeito”. Pontua.
Na mesa em que discursaram autoridades como o prefeito Geranilson Requião, houve uma homenagem a viúva de Edgard Gomes dos Anjos em razão do nome da quadra. O prefeito destacou que a escola é mais um ganho e mostra que há um sério compromisso no investimento da cidade, “é um orgulho imensurável contribuir com o bairro mais populoso de Catu, e sem dúvida esses equipamentos reforçará ainda mais o sucesso de nossa garotada”. Finalizou.
Reportagem João Vitor Araújo
Edição de Texto: Donaire Verçosa