ComportamentoEducação

Prefeitura de Catu realiza atividades no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Conhecer para não discriminar. Atividade no marco zero é realizada nessa manhã(02), teve a finalidade de conscientizar a população catuense sobre o autismo, que hoje tem cerca de 500 autistas  e a cidade precisa de políticas municipais voltadas para eles

Na ações realizadas, consta no marco zero da cidade de Catu-Ba, com os alunos portadores de autismo. Estava presentes pais e educadores da rede municipal, que tem um papel importante desde o diagnóstico, tratamento e inserção dos autistas na sociedade.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e muito amor, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias, por isso a importância de buscar apoio o quanto antes,

O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e reabilitação, para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

Com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica, a ação ocorreu em lugar píblico atraindo assim a sociedade Catuense para participar do evento,  que foi preparado pela Prefeitura Municipal de Catu, por meio da secretaria de Educação.

Pinturas, danças, rodas, músicas, foi assim a manhã produtiva das crianças presentes. O Prefeito Geranilson Requião, se fez presente na ação, recebeu das mãos dos alunos Emanuel Messias e Alicia Rodrigues, portadores de autismo, estudantes do colégio Gilberto da Mata uma obra de pintura feita pelos mesmos “agradecemos a Deus pela vida das nossas crianças, de poder compartilhar com elas esse momento de grande importância, que possamos aproveitar o momento para aprender e se conscientizar com essa causa”. Pontuou o prefeito.

A tarde teve rosa de conversa para fomentar a discussão, entre alunos do rede pública para ampliar cnhecimnto;

A educação na vida de uma criança portadora de autismo é essencial como a qualquer outro individuo; saber compreender e criar estratégias para a forma de ensino é essencial para o desenvolvimento tanto psicológico, como pessoal do individuo.  Para apoiar essa causa, professores da rede publica, estavam presente junto com os pais realizando as atividades lúdicas para as crianças.

Redação