Prefeitura de Catu dá início ao Setembro Amarelo
O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção ao suicídio
A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Neste mês, ações de diferentes esferas sociais voltam-se à promoção da saúde mental e à divulgação dos equipamentos que a promovem.
As unidades de saúde do município estão realizando salas de espera com palestras e conversas sobre o tema. O CAPS está reforçando ações de prevenção com os pacientes assistidos. Profissionais do CRAS e CREAS promoverão palestras, oficinas e rodas de conversa nas escolas estaduais no Dia D do Setembro Amarelo (10/09).
A ideação suicida é um fenômeno que não escolhe a origem do indivíduo, classe social, raça, idade e gênero. Um indivíduo em sofrimento pode dar sinais que passam despercebidos aos olhos de familiares e amigos próximos. Ao notar sintomas de sofrimento e tristeza persistentes, procure rapidamente orientação profissional para saber como lidar com pessoas deprimidas.
O mês de setembro foi escolhido em função do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10/09). A campanha é de autoria do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Quem devo procurar?
CAPS e Unidades Básicas de Saúde. Você também pode entrar em contato o CVV através do número 188 (ligação gratuita).
Fonte PMC