A - Mais Regiões

Prefeito de Mata de São João renuncia cargo e gestão do município será passada para vice-prefeito

Anúncio foi feito por João Gualberto nesta sexta-feira (15).

O prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), anunciou que renunciou o cargo e que a gestão do município, que fica na Região Metropolitana de Salvador, será passada para Bira (UB), atual vice-prefeito da cidade.

Em anúncio feito nesta sexta-feira (15), João Gualberto não especificou o motivo de deixar o cargo, nem se vai tentar se eleger a algum cargo em 2024. Disse apenas que já consolidou o trabalho e cumpriu a promessa de entregar a administração de Mata de São João para uma pessoa que nasceu no município. Há 52 anos o município não era gerido por um matense.

“Encerro este ciclo com a sensação de dever cumprido. Hoje, todo nosso secretariado municipal é composto por matenses, os cargos de chefia são ocupados por matenses e, para consolidar, o prefeito agora será matense”, disse.

A solenidade de posse de Bira como prefeito de Mata de São João está marcada para terça-feira (19), às 17h, na Câmara Municipal.

Nascido na cidade de Itabaiana, em Sergipe, João Gualberto é dono do Grupo Serrana e sobrinho dos irmãos Mamede Paes Mendonça e Pedro Paes Mendonça, empresários fundadores do Grupo Paes Mendonça e Grupo Bompreço.

Fundou a Indústria de Produtos de Limpeza ATOL, em São Paulo, em 1980 e instalou uma filial no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, dois anos depois.

Em 1991, comprou12 lojas do Grupo Petipreço e se tornou empresário do ramo de supermercados na Bahia. Dez anos depois, fundou o primeiro hipermercado em Cuiabá, o Hiperideal, com algumas filiais em Salvador, em 2002.

Eleito prefeito do município de Mata de São João, em 2004, conseguiu a reeleição em 2008 e 2020. Em 2014, quando foi eleito deputado federal, foi condenado a pagar multas por propaganda eleitoral antecipada por causa de instalação de outdoors em Salvador antes do período permitido em lei, ainda em 2013.

A gerente do setor de convênios com quase 20 anos de serviços prestados a gestão municipal Rosemary Pinto, fala sobre o exemplo de João como gestor:

” Fiquei muito emocionada e sem palavras com o anúncio, viajei no tempo ao lembrar de quando eu cheguei em Mata e cresci junto com uma gestão que me dá orgulho em fazer parte. João é um homem obstinado, persegue seus objetivos incansavélmente e transformou Mata de São Joao em um exemplo de administração em todo o Brasil. Tenho certeza que Bira vai fazer jus a esse legado. ” Destacou.

Rosemary Pinto e João Gualberto

Veja registro em vídeo de Joao Gualberto sendo recebido pelos funcionários da Prefeitura após a renúncia na rede social da Revista Catu Acontece

*** Com informações do G1 e servidores da Gestão Matense, edição de Donaire Verçosa.

 Foto: Matheus Lopes

Redação