ComunidadeSaúde

População Catuense cobra fiscalização de bares por conta de aglomerações

Catu virou pauta na TV Bahia, e deu mau exemplo nas redes sociais, sendo destaque na mídia baiana, por conta de uma inauguração em um Bar, no último sábado(25), no bairro da Aruanha. Segundo o portal G1 Bahia, e imagens que viralizaram nas redes sociais em geral como em grupos de whatsapp, além da aglomeração, não havia respeito as regras e protocolos de segurança sanitárias para conter o avanço da contaminação do novo coronavírus.

As imagens mostram jovens dançando e bebendo sem máscara, e sem respeito ao distanciamento social. Veja link:

Em nota, a Prefeitura Municipal de Catu, destacou:

Em resposta à matéria da TV Bahia, divulgada no Jornal da Manhã, nesta segunda-feira (26), onde cita a aglomeração de pessoas em um novo bar no município de Catu, a Prefeitura Municipal informa, através da Vigilância Sanitária (VISA), que o proprietário do Bar havia assinado um termo de responsabilidade reafirmando o compromisso de não permitir aglomerações e respeitar o Decreto Municipal.

A VISA informa que vem atuando diariamente no município, com uma equipe composta por 30 profissionais que fazem a fiscalização dos estabelecimentos pela manhã, à tarde e à noite, acompanhados pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT).

Em tempo, informa que por conta do descumprimento do Decreto, o Bar encontra-se fechado, e reafirma que todas as medidas necessárias para manter os cuidados e conter aglomerações que possam contribuir para a propagação do coronavírus vem sendo adotadas, mesmo havendo a flexibilização do Decreto Municipal.”

É importante destacar que ainda no domingo Catu teve novos casos de Covid confirmados, segundo o último boletim Epidemiológico e um óbito. Veja link da matéria:

Em nota o proprietário do estabelecimento se pronunciou. Railton Lemos de Andrade Filho, Proprietário do PitStop, estabelecimento autuado, destacou:

“Após a necessidade de mudarmos o local do pitstop por questões internas, o mesmo manteve-se fechado por 6 meses na aruanha, aonde estávamos providenciando toda a documentação necessária e aguardando um momento mais propício para a reabertura do Pitstop.
Nesse ínterim, estudamos as possibilidades de fazer com que a reinauguração acontecesse da forma mais segura possível, visto que ficamos localizados numa praça pública e não temos o controle das pessoas.
Logo adotamos algumas medidas protetivas alinhadas com a Vigilância Sanitária com a iniciativa de proteger o cidadão catuense, em consequências do Covid-19:
Fizemos distribuição de máscaras, aferição de temperatura, distribuição de álcool em gel, e distanciamento das mesas.

Eu, como proprietário, antes da reabertura me preocupei com as limitações sanitárias que são impostas pelo decreto municipal.

Destaca-se que antes mesmo do PitStop voltar a funcionar a praça da aruanha já vinha tendo históricos de aglomerações nos finais de semana, é importante que seja analisado com cuidado pois temos a obrigação de cumprir as orientações sanitárias, porém é preciso que a população também faça a sua parte tendo consciência das medidas protetivas.
O PitStop veio agregar a cidade de Catu, gerando empregos direto e indiretos sendo utilizado 100% de mão de obra Catuense.
Continuaremos focados e alinhados com as autoridades municipais afim de que tudo esteja dentro das normativas estabelecidas.
Não obstante, a equipe do PitStop lamenta pelo ocorrido e informa que estamos tomando as medidas cabíveis sobre o caso.”

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.