Pojuca e diversas cidades baianas receberão a unidade móvel de saúde da mulher
Cruz Vermelha e parceiros levam saúde à mulher baiana através de Unidade móvel que oferece exames de ultrassonografia e mamografia. Pojuca será o primeiro município a ser atendido nesta fase
Com o objetivo de levar serviços de diagnóstico e atendimento básico de saúde para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, a Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com a Mercedes-Benz e a Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), realizará atendimentos à mulheres em diversas cidades do interior da Bahia, sob a coordenação de Eduardo Umbelino, Coordenador da Cruz Vermelha Brasileira no estado.
Eduardo Umbelino e natural de Pojuca-BA, foi chefe de gabinete de João Roma, ex-deputado federal. Atualmente, é membro da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Sobre sua atuação à frente da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, o advogado destacou que deseja colaborar com os demais voluntários nas ofertas das atividades da entidade na atenção às populações carentes e no socorro às vítimas de catástrofes naturais. Sobre o atendimento às mulheres, Eduardo Umbelino destacou a importância do programa, principalmente em municípios baianos onde o atendimento médico é precário. Segundo ele, “em cada município são 500 fichas distribuídas, sendo que cada uma dá direito a 3 exames diferentes, possibilitando asssim ampliar a quantidade de atendimentos para mais que o dobro no ônibus que estará rodando todo o estado da Bahia”. Explica.
Atendimento humanizado e baseado em tecnologia
Dentro do ônibus cedido pela Mercedes-Benz, tudo foi adaptado para comportar dois consultórios onde serão realizados os exames de ultrassonografia e mamografia. O veículo – Modelo 500 Super Padron – convertido em Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conta com mamógrafo digital Aurora DR, que se destaca pela tecnologia de captação de imagens digitais em alta resolução, com capacidade para atender aos mais variados tipos de anatomia de mamas. O equipamento vem acompanhado de um console com estação de trabalho e monitor com software intuitivo de fácil utilização para exames mais rápidos e precisos, Monitor de Diagnóstico 8 MP de 27 polegadas com tecnologia IPS, para exibição de imagens médicas e laudos e sistema de ultrassom portátil EVUS 8, que permite visão precisa da região em análise.
Calendário de atendimento
Segundo Eduardo Umbelino, serão atendidas mulheres em idade elegível, portadoras de requisições de exames emitidas pela rede pública ou particular. Na Bahia, além de um evento-teste realizado em Salvador em parceria com o Corpo de Bombeiros, diversos municípios serão atendidos. Nesta primeira fase, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará no município de Pojuca, entre os dias 27 de setembro até 1º de outubro. Ainda no mês de outubro, serão atendidas mulheres nas cidades de São Sebastião do Passé, entre os dias 13 e 15, e também do município de Catu, onde os atendimentos acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Locais e horários serão divulgados oportunamente, bem como a documentação necessária para acesso aos atendimentos.
Veja vídeo do momento que o ònibus da Cruz Vermelha sai de São Paulo, trazido pela catuense Cassiene Fernandis em direção a Bahia. Clique no link a seguir; https://www.instagram.com/p/Cw78GBnrd9s/
Umbelino também salientou que o calendário completo de atendimento nos demais municípios baianos será divulgado em breve. O coordenador estadual da Cruz Vermelha na Bahia frisou que o objetivo é ampliar ao máximo os atendimentos, levando segurança e tranquilidade ao maior número de mulheres baianas possível. “O nosso objetivo é realizar 120 mil atendimentos de saúde por ano dentro do ônibus, que estará rodando todo o estado.” Ainda segundo Eduardo, ” eu escolhi Pojuca como a primeira cidade por dois motivos: um pelo amor aos meus conterrâneos e segundo e principal, pela carência existente na área da saúde dentro do município.” Destacou.
Veja mais matérias relacionadas: