ComunidadeCultura

Plano Municipal de Cultura é sancionado e se torna lei municipal

O prefeito Gera Requião sancionou na manhã desta quarta-feira (01), no Gabinete, o Plano Municipal de Cultura (PMC). Também participaram do ato de assinatura, o Secretário da Fazenda Nadilson Esteves e a Diretora de Cultura, Anne Pinto.

O chefe do Executivo destacou o avanço que a política cultural municipal terá devido ao PMC. “Essa é uma construção coletiva, elaborada para que cada gestão realize etapa por etapa. O que for construído deve permanecer e se somar ao que já existe dessa forma a Cidade avança cada vez mais”.

“Nós estamos praticando o que no papel se chama de ‘governança’. Se pegarmos o PMC com suas metas e ações, vemos que ele é uma plataforma dinâmica. É um documento que dialoga com outras secretarias e aborda todas as linguagens de arte e cultura. Ele nos dá um destino, mas não é reto como um trilho, porque podemos diversificar as formas de chegar ao objeto”, ressaltou Nadilson.

“Me sinto muito orgulhosa por está participando desta grande conquista. Agradeço a confiança dos gestores, o prefeito, a Secretaria de Educação e Cultura, os produtores culturais, os representantes da sociedade civil e os membros do Conselho Municipal de Cultura, e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para esta construção. Agora temos que arregaçar as mangas e trabalhar para realizar as ações e cumprir as metas”, disse Anne.

O Plano
O PMC destaca a atual situação e as necessidades para os setores culturais da Cidade, pontuando ações a serem
desenvolvidas no município ao longo dos próximos anos.

Contém metas e ações, entre elas: como institucionalizar e fortalecer a política cultural do município; promover bens e serviços, reconhecendo a Cultura como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável; garantir a transparência e participação social na gestão das políticas públicas; descentralizar territorialmente a gestão e as ações culturais.

Fonte: Ascom PMC

Redação