Repórter vai às ruas

Pivô de discussões na internet Praça Duque de Caxias está chegando na etapa final da obra

Comentários de insatisfação com a obra de requalificação da Praça Duque de Caxias por parte da população catuense, impulsionaram órgãos responsáveis como o IPAC, SETUR e a SEIMA a trazerem esclarecimentos sobre o projeto executado

Urbanizada na década de 50, século passado, a praça Duque de Caxias está localizada no centro de importantes construções históricas da cidade, como a Igreja de Nossa Senhora Sant’Ana, o prédio escolar Dr. Inocêncio Góes, de1927 e o prédio da Prefeitura Municipal, onde funciona o gabinete do prefeito.

Necessitando de uma revitalização, a afamada e amada Praça Duque de Caxias recebeu em 2016 recursos para realização da reforma desta que é o cartão postal da cidade, advindos de duas emendas dos parlamentares, a senadora Lídice da Mata(PSB) e deputado Nelson Pelegrino(PT), somando um total de aproximadamente de R$376 mil reais.

Há pouco mais de um ano, a praça duque de Caxias se tornou pivô de polêmicas nas redes sociais, gerando discussão entre internautas da rede social Catu-Ba. Os pontos mais questionados foram: à demora na entrega do projeto previsto para dia 22 de dezembro de 2017, a troca do piso por outro inferior e o valor total do investimento.

O arquiteto designado pela Prefeitura da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Ampara em acompanhar a obra foi o senhor Antônio Sérgio Farias de Souza, que relatou que o projeto da praça foi elaborado pela equipe de Salvador e que ainda não foi concluído. “Apresentei um projeto a senadora Lídice da Mata, solicitando um recurso para melhoria do espaço. Com isso, recebemos a visita de técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia -IPAC e da Secretaria de Turismo da Bahia -SETUR, formalizando um estudo mais completo.

 

Sérgio destacou os trâmites que o projeto de responsabilidade dos órgãos competentes seguiu: “ele já veio pronto, com as aferições dos técnicos de Salvador, sendo a SETUR a licitante. A obra concluída objetivará a valorização do entorno da igreja, visando à criação de um calçadão em frente da mesma e a iluminação da Praça. O ponto de ônibus em frente à igreja será realocado para a Rua Sócrates Bitencourt  (atrás da igreja).” Concluiu.

Em nota a SETUR informa que, “a Praça já foi finalizada, e que já foram executados os serviços de pavimentação, iluminação, retirada de árvores mortas, paisagismo, reforma do coreto, canteiro central, faixa de pedestres e acessibilidade. O projeto ainda contempla outras obras de melhoria da infraestrutura urbana, como: colocação de postes, construção de um calçadão em frente à Igreja e instalação de dois abrigos de ônibus, que contou com verba complementar disponibilizada pela Prefeitura. Com a Praça requalificada e o restante das obras está em fase de finalização. Todo o projeto da reforma, bem como os serviços executados e o material empregado nas obras da Praça, adequaram-se ao orçamento previsto”. Finaliza.

 

O Catu Acontece se compromete em acompanhar  a finalização das obras do entorno, e ressalta o interesse em sanar dúvidas e questionamentos de relevância  pública e dos seus leitores.

Redação