Pelo sexto ano consecutivo Catu realiza a Festa de Reis
A Folia de Reis ou Reisado , que tradicionalmente acontece na Barão de Camaçari , promete ser ainda melhor esse ano com o Bloco ‘Eu Sou Axé’ e acervo cultural móvel que está sendo preparado pela comissão organizadora da festa
A festa de origem católica é uma das tradições culturais catuenses mais antigas da localidade do bairro Barão de Camaçari tem forte participação popular de moradores locais; pelo calendário católico, a data das celebrações que faz parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades.
Em Catu, serão dois dias de festejos, com uma programação agendada pela Prefeitura Municipal de Catu, que inclui desde a parte sacra com a missa na Capela Cristo Rei, até a participação de grupos folclóricos e culturais da cidade.
A novidade desse ano é o bloco ‘Eu Sou Axé’, que vai trazer na sua apresentação músicas baianas sucessos nos anos 80, e que saí ás 10h, com concentração em frente ao posto de saúde. Na manhã do mesmo dia, o tradicional bloco das ‘Meninas do Barão’, sai à tarde, às 15h, da quadra Astério Damasceno.
Outra novidade é a criação de um acervo cultural móvel, que ficará disponível para populares terem acesso.
É o sexto ano consecutivo que a Prefeitura Municipal de Catu, através da Secretaria de Educação, investe na promoção da manifestação cultural. Sempre priorizando atrações locais e em comum acordo com a comunidade, o Departamento de Cultura monta um a programação vasta e voltada para musicalidade popular.
Este ano, a festa tem início no dia 5 de dezembro, a partir das 18h, a programação tem caráter misto, destacando-se:
-Celebração na Capela Cristo Rei e o Cortejo de Reis, que reunirá Fanfarras, Percussão da Escola Municipal de Música, Grupo da Melhor Idade Estrela Dalva e atrações musicais; onde terá a participação das seguintes bandas: Fiscal e sua gente, André Dias, Mary Rabelo, Mega Sama e a banda Assombra.
-Já no dia 6, domingo, quem puxa o arrastão é mais uma vez a Banda Nova Pegada, que puxa Bloco Meninas do Barão. A programação segue com as bandas: D4, Farra Rica, O Safadinho Do Brasil e Adão Negro.
O evento que abre o calendário de festejos populares catuense, e acontece nos dias 6 e 5 de janeiro, no Bairro Barão de Camaçari. É uma das mais tradicionais festas de Catu e vem sendo preparada junto à comissão organizadora, composta também por membros do bairro como nos últimos anos, que são: Renan Nunes, Irá, China, Melsa, Joel, Daniel e Cristina.
O primeiro Reisado na cidade foi em 1953, organizada pelo senhor Alício de Araújo Vasques (In memorian), que segundo familiares, sempre foi muito festeiro, tudo para ele era motivo de comemoração, daí surgiu a Festa de Reis.
Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltasar, ao menino Jesus, em Belém. Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
O Catu Acontece faz a cobertura completa todos os anos com flashes ao vivo e também fotos e matérias jornalísticas. Acompanhem pela fan page oficial da revista eletrônica e instagram @catu.acontece.