A - Mais Regiões

Paspalhos da Alegria vão levar mais humanização para Hospital Municipal de Mata de São João

Os terapeutas do riso, trazem para o município matense, o fortalecimento da política de humanização do SUS, por meio do atendimento dos voluntários do riso, que usam o bom humor para auxiliar na recuperação de pacientes

Durante três dias, o Conservatório de Música recebeu o Curso de Iniciação de Palhaço de Hospital. O objetivo da iniciativa é transformar o ambiente sério do hospital em um ambiente acolhedor, fazendo mesmo que por alguns momentos, o paciente esqueça a doença, esqueça que está num leito de hospital. Essa é uma ação da Prefeitura Municipal, realizada pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Educação, que atraiu voluntários de várias áreas.

“A proposta do curso de trazer os terapeutas do riso para o município é fortalecer a política de humanização do SUS por meio do atendimento dos voluntários do riso, que traz em seu escopo a alegria e leveza do palhaço”, declarou a assistente social do Hospital Eurico Goulart de Freitas, Lurdes Pinheiro, idealizadora do projeto na cidade. “Nesse encontro formamos uma média de 17 voluntários”, contou animada, ressaltando ainda que o grupo já foi batizado “Paspalhos da Alegria”.

A Diretora Artística do projeto Terapeutas do Riso, Dalvinha Gomes, destacou um dos pontos mais importantes do projeto realizado em Mata de São João, “quando as pessoas despertam para fazer o bem para o outro, se preocupam com a qualidade de vida do próximo, isso faz com que a gente abrace com todo carinho a missão”, disse. Os dias de atividades (sexta-feira, sábado e domingo) renderam resultados positivos, especialmente por ter, desde o início, a vontade da instituição maior, que é a prefeitura, preocupada com a população.

Oportunidade produtiva também para a Técnica de Enfermagem, Juliana Rocha. Para ela, o sentimento de gratidão prevaleceu ao final das oficinas, “foi gratificante participar. Espero ter a oportunidade de outras oficinas como essa para que possamos evoluir como profissional e ser humano e passar isso para quem precisa”, confessou.

Fonte: Agecom Prefeitura de Mata de São João

Redação