ComunidadeEconomia

PARCERIA ENTRE SENAI E SECRETARIA TRAZ OPORTUNIDADES DE QUALIFICAÇÃO PARA CATUENSES

O programa tem como embasamento estimular a capacitação de pessoas com poucas condições financeiras e formar profissionais através dos cursos oferecidos

 

Ainda superando os estragos feitos pela crise econômica, a cidade de Catu está mudando o cenário e impondo atividades para ajudar aqueles que precisam garantir sua renda. Pensando nisso, a secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos, trouxe o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para fornecer cursos do “Programa Qualifica”.

O plano tem parceria com programas do governo federal, de acesso ao universo do trabalho ACESSUAS e Bolsa família, o planejamento municipal visa estimular a capacitação profissional de cidadãos em situação de vulnerabilidade. A meta do projeto na primeira realização é atender aproximadamente 400 pessoas nos cursos profissionalizantes.

Desde o dia 2 de abril, a cidade está recebendo no centro administrativo, duas unidades móveis da Instituição privada que, estarão ministrando os cursos. As salas de aula móveis têm capacidade para 20 alunos e sua estrutura é composta com cadeiras e cozinha industrial. Esses equipamentos permitem a aplicação dos conceitos adquiridos nas estações do trabalho que reproduzem o que foi ensinado nas aulas teóricas.

No dia 2, a turma que se inscreveu para o curso de pedreiro, já assistiu a aula ofertada pelo curso. No dia 4, também a turma de elétrica também garantiu as aulas, e assim as duas áreas já fecharam as turmas. No dia 9, quem optou por aprender sobre pizzas e massas, teve as aulas iniciadas. Vale lembrar, que ainda restam 14 vagas para fechar as quatro turmas de 20 alunos.

Para a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Aldneide Alves, o projeto é essencial para garantir rentabilidade financeira e um suplemento a mais para o currículo, “investir e promover qualificação profissional, é acreditar no protagonismo social dos usuários da política de assistência social do município, através da sua inserção ao mercado de trabalho. ” Destaca.

Para os interessados, além das vagas de auxiliar na fabricação de pizzas, ainda restam oportunidades para reciclador, alimentação alternativa, capacitação de salgados e folheados, confeccionador de bijuterias, iniciação para pintor de obras, noções de fabricação de biscoito, panificação básica e cabeleireiro. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos bairros da Santa Rita e Barão de Camaçari. Para formular o cadastro, o candidato deverá comparecer ao local das 8 às 17h, munidos com RG, CPF e número do NIS.

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Redação