ComunidadeCulturaEducação

Palestra alerta alunos para da rede pública para direção responsável no trânsito

A Semana Nacional do Trânsito palestras sobre direção responsável na Casa da Cultura estão sendo realizadas, para construir uma consciência madura e ética nos novos e futuros motoristas

 

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Gilberto Alves de Araújo estiveram presentes, junto com professores e da diretora da instituição, na quinta-feira(28), em mais um dia de palestra referente à Semana Nacional do Trânsito, realizada na Casa da Cultura(Catu-Ba) sobre as consequências que uma conduta irresponsável no trânsito podem causar.

Com uma linguagem jovem e com o objetivo de formar cidadãos responsáveis no trânsito, a palestrante Luana Carvalho, parte da coordenação da Fundação Miguel Calmon, conversou com os alunos a respeito do uso obrigatório do capacete quando se está fazendo uso de motocicleta, sobre o uso do cinto de segurança na estrada e fora dela, além das consequências que a irresponsabilidade de quem está conduzindo um meio de transporte pode causar na sua própria vida ou na vida de um pedestre. “O objetivo desse projeto, aqui em Catu, é tentar conscientizar, trazendo com isso, mais responsabilidade e mais que isso, o respeito com a sua vida e com a vida do outro”, explica Luana.

Atentos, os alunos assistiam aos vídeos apresentados pela palestrante e, dessa forma, identificavam em si os comportamentos que eram apontados como equivocados. Foi o caso de Érica Patrícia Santos, aluna do 8º ano. “Fazia muitas coisas que a palestrante disse que é errado, como não colocar o capacete, quando ando de moto e levá-lo no braço, além de usar o celular enquanto atravessava a rua”, conta.

 

 

Já a aluna do 9º ano, Jéssica Borges Ferreira acredita que a palestra irá surtir efeito: “Esse tipo de palestra é importante. Eu acredito que com tudo que foi falado as pessoas vão se conscientizar e passarão a agir de maneira correta do trânsito”.

 

A diretora da escola, Rosenita Brito, esteve presente e conta como os alunos estão reagindo ao projeto: “lá na escola temos tido uma boa adesão. Já estamos trabalhando com um projeto de trânsito essa semana e a palestra veio reforçar para os alunos como é importante eles saberem como se comportar no trânsito”.

Para reforçar as informações que eram passadas pela palestrante, dados foram expostos para os alunos, a fim de esclarecê-los melhor. Foi mostrado, por exemplo, que sete em cada 10 acidentes de trânsito são com motocicletas e que a cada 12 minutos uma pessoa morre do trânsito.

 

 

Redação