Pai, médico, marido e internauta: as muitas faces de Hailton Sandes
O médico Hailton Sandes, revela sua paixão por tudo que faz. Tanto na medicina quanto nas suas relações pessoais, é admirado pelo jeito competente e humilde que lida com as pessoas, além da forma dinâmica que interage com todos nas redes sociais
Hailton José da Silva Sandes, 52 anos, filho de Newton Sandes e Ana Maria Sandes, é formado há 28 anos pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública da Bahia, fez especialização em cirurgia geral e endoscopia. Ainda criança, falava sobre sua vontade de ser médico, por isso, investiu em seu sonho e hoje é um dos médicos mais conhecidos da cidade de Catu. “Me recordo falando, brincando e dizendo que seria médico. Acredito que isso foi se consolidando na minha formação”, conta Hailton.
Nascido em Salvador, mas criado em Catu, Dr Hailton, é chamado de Boy pelos mais próximos e é querido pela população. Possui em seu currículo hospitais de renome, entre os quais que o ajudaram em sua formação profissional, o Hospital da Polícia Militar, Hospital Geral de Camaçari, o Roberto Santos, HGE, o Hospital das Nações, em São Paulo, além, claro, o Hospital Agnus Dei, onde é um dos sócios fundadores da instituição.
Para que conseguisse alcançar suas metas, o médico precisou se dedicar muito à profissão que tanto ama e a especialização que escolheu. Sendo assim, fez Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Geral do Estado (HGE), além de estágio voluntário em Cirurgia Gastroenterológica, no Hospital do Servidor Estadual, em São Paulo, e um curso prático de videoendoscopia digestiva alta.
Apesar de possuir uma excelente formação, o médico não pretende parar de estudar. Atualmente faz uma pós-graduação no renomado Hospital Sírio- Libanês( São Paulo) “ tenho como objetivo continuar estudando, me atualizando, seguindo a evolução da medicina. No momento o investimento continua nas minhas áreas de atuação: cirurgia e endoscopia”, conta.
Para Hailton, a medicina é mais que uma simples atividade exercida no dia a dia. “É minha realização pessoal. Gosto de atender, compartilhar atenção, acalentar o sofrimento das pessoas e resolver os problemas possíveis de serem resolvidos”. Por essa razão, ele aconselha a quem tem o sonho de seguir a mesma carreira que ele escolheu: “atue com ética, não pare de estudar, tenha compaixão. Tenha humildade para perceber que somos apenas médicos, não teremos êxito em tudo, não somos deuses”.
O médico é casado com Viviane Sandes, que completou 21 anos de matrimônio ontem. Pai de dois filhos Thales e Enzo.
Hailton gosta de interagir nas redes sociais. Suas postagens chegam a ter de 300 à 500 curtidas, no mínimo, sem falar nos comentários.
Os pacientes e amigos do doutor “boy”, como é apelidado, costumam fazer inúmeras declarações de admiração e respeito pelo trabalho desenvolvido pelo catuense de coração. A prova disso são as recentes postagens em seu perfil pessoal no facebook, onde vários comentários e curtidas de internautas, povoaram sua postagem em homenagem ao dia do médico, só pela manhã, enquanto essa matéria estava sendo elaborada.
Dr Hailton é uma referência na cidade de Catu-Bahia, e isso é motivo de felicidade para o profissional: “me sinto gratificado pelo esforço que fiz e faço diariamente”. Mas todas as conquistas alcançadas e confiança recebida não vieram de graça, muito pelo contrário. Quando perguntado a que atribui seu sucesso profissional, ele é enfático ao afirmar: “como no dicionário, a palavra sucesso vem depois de determinação, esforço e empenho”.
O gastroenterologista atende no HAD Catu e Pojuca e realiza consultas de cirurgia geral e endoscopia digestiva tanto para diagnóstico como para tratamento, como por exemplo: colocação de Balão Intragástrico, varizes de esôfago, retirada de corpo estranho e de pólipos, tratamento de megaesôfago, entre outros.Tudo com hora marcada, através dos números: (71) 3641-8250 ou 3641-8251 e (71) 9 9988-6691 whatsapp, no anexo Catu-Ba. Em Pojuca-Ba, (71) 3645- 1179 ou 3645-3376.
reportagem: Carla Souza
Fotos: Antônio Vitor e Arquivo pessoal Hailton Sandes