Padre João Andrade deixa Paróquia de Senhora Sant’Ana de Catu
Foram pouco mais de 13 anos de caminhada, Padre João Andrade foi chegando e aos poucos conquistou toda comunidade catuense.
Com seu jeito tranquilo e pacato, o pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, parte agora para assumir outra paróquia, designado pelo bispo responsável pela localidade, Dom Paulo Romeu.
Hoje foi a última missa na matriz da padroeira da cidade, onde fiéis puderam se despedir pela do pároco. Nessa segunda-feira (04), ele já parte para assumir a paróquia de Ribeira do Amparo, próximo de Cipó, localidade que se estende por 642,6 km², e conta com quase 15 mil habitantes, segundo o último censo.
Integrado com todos os públicos, desde a terceira idade até crianças e jovens, Padre João deixa uma paróquia encaminhada na área da tecnologia e em crescente número de fiéis, já que a pandemia obrigou as autoridades religiosas a fazerem suas celebrações através da internet. Hoje a maioria dos fiéis assistem a missa pelo canal oficial da paróquia de Sant’Ana de Catu.
Nas redes sociais, amigos fizeram seus agradecimentos e homenagens ao padre. É o caso do professor Hamilton Santos, que se despediu pessoalmente, e também através de uma postagem no Facebook. Veja abaixo:
No Instagram e facebook da paróquia, o texto era de agradecimentos pelo trabalho do religioso:
“Padre João, um ciclo de mais de 13 anos se finda. Foram 13 anos em que muitas ovelhas aprenderam, se aproximaram de Deus e enxergaram Cristo no outro. A Paróquia Senhora Sant’Ana hoje sente sua partida, mas agradece pelo tanto que foi feito nestes anos. Sempre com muita bondade e simplicidade conduziu-nos em comunhão com Cristo. Sentimos sua partida, mas ficamos felizes com seu chamado, pois outras ovelhas terão um bom pastor. Em nome de todas as pastorais, movimentos e ministérios, agradecemos pela sua entrega, o seu serviço e seu apostolado. Enche-nos de alegria porque foram anos de missas zelosas, festividades em que todos tinham sua participação e suas vozes, momentos oracionais sublimes; sempre nos fazendo entender que Deus era quem nos unia. Como Padre Alex disse, hoje você sai da casa da mãe e vai para a casa da filha. Que Senhora Sant’Ana continue a te abençoar, a te conduzir e que Nossa Senhora do Amparo esteja sempre a te amparar. A igreja te chama e Nosso Deus tem o melhor para ti. Vai com Deus e a tua tão saudosa Paróquia estará sempre orando pelo seu serviço e te colocando a sua vida em nossas orações.
Obrigado por tudo e por tanto, Padre João!”
Em entrevista para a Revista Eletrônica Catu Acontece, ele definiu assim o tempo que ficou em Catu:
” É difícil se alto avaliar, mas eu saio daqui com a certeza do dever cumprido, sei que sem sempre damos tudo aquilo que o povo deseja, mas tudo que é possível a gente dar. Eu me sinto muito feliz por ter vivido aqui durante esse período, ajudado por tantas pessoas que me auxiliaram no serviço às comunidades pastorais, principalmente às rurais. Foi muito bom, eu agradeço muito a equipe trabalho missionário que nós temos aqui na paróquia, que é um grupo que ajuda, e torna a vida de um Padre muito mais fácil de ser um bom pároco, e fazer um bom trabalho se assim quiser chegar e se adaptar, ajudado pelo povo é possível fazer um ótimo trabalho. As pessoas aqui participam.
E finalizou:
“Eu louvo a Deus pela oportunidade de ter estado aqui, pelo dever cumprido. Espero poder continuar a fazer um bom trabalho em Ribeira, e pedir as bençãos e proteção de Deus sobre mim e todo o povo. E desejar mesmo que Deus continue abençoando a paróquia aqui de CATU, que todos continuem na busca pela santidade, e pedi que o novo Padre que vai chegar se adapte e possa ajudar os fiéis, que mesmo sendo um povo de certo conhecimento, precisa de orientação espiritual. Então só agradeço, peço a Deus que abençoe a todos que trabalharam comigo, e sempre digo que continuaremos juntos no amor, na amizade, e “tamo junto” né? Como o ditado diz.
Quem assume o lugar agora é o Padre Fernando, que era da Paróquia de Praia do Forte, que faz parte do município de Mata de São João.
Fotos: Pascom Catu e Professor Hamilton