ComunidadeSaúde

OUTUBRO ROSA ALERTA PARA TODAS AS MULHERES

Caminhada realizada hoje com saída da Praça Geonísio Barroso até o Centro da cidade alerta as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, e convoca para o mutirão do preventivo na manhã dessa quinta-feira, 1 de novembro

Todas vestidas de rosa, com sorriso no rosto e muita disposição. Foi assim que a mulherada catuense saiu às ruas nessa manhã, mostrando que a prática de atividades físicas contribui para evitar a incidência do câncer, mantando uma alimentação saudável, longe do sedentarismo.

 

Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre uma doença silenciosa, que mata muitos mulheres todos os anos, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve destaque para orientações sobre o autoexame, através do toque na mama, possíveis nódulos podem ser detectados.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), em 2017, foram registradas 951 mortes no estado da Bahia causadas pela doença. Em 2018, já foram contabilizados 614 óbitos. Com o objetivo de fortalecer as recomendações para o tratamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa mantém as ações em toda a Bahia.

Vereador Seles, Coordenador de Saúde Básica Samuel, Sec. de Juventude Esporte e Lazer Adonay (Blusa azul) Foram acompanhar a caminhada

O Coordenador da Ação Básica, Samuel, destacou: “estamos finalizando o outubro rosa com uma caminhada de prevenção a saúde, onde a prevenção do câncer de mama e o colo de útero; estamos hoje com todas as unidades básicas de saúde e com toda comunidade finalizando esse trabalho”. Ainda no seu discurso aproveitou para fazer uma chamada: “amanhã 1º de novembro, estaremos fazendo o ‘Mutirão de Preventivos’ onde vai ser realizado na unidade de saúde do centro, na Praça Duque de Caxias, enfrente a prefeitura municipal, vamos ter também palestras e exames de teste rápido de hepatite B, hepatite c, HIV, Sífilis; as mulheres interessadas deverão comparecer ao posto de saúde do centro com os seguintes documentos: CARTÃO DO SUS, RG E CPF”. Destacou.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento

No Brasil’, a orientação é começar os exames clínicos entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, mamografias e ultrassonografias.  Mas isso não vale para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, pois nestes casos recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado.

Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama à data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre a detecção precoce da doença.

Vereadora Pró Dilza destacou em sua fala a importância da prevenção através dos cuidados com a saúde para diminuição dos casos do Câncer de Mama que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil e no mundo

A data é celebrada anualmente acendendo que roda mulher com mais de 45 anos deve submeter-se a uma mamografia a cada dois anos. Aquelas com história familiar de câncer de mama precoce devem iniciar o rastreio mais cedo e ser acompanhadas por um mastologista. O diagnóstico precoce do câncer de mama permite que a mulher seja tratada de forma menos invasiva e também aumente significativamente as chances de cura.