ComunidadeCulturaEntretenimento

Os Arraiás animaram o São João pelas ruas de Catu

A noite de São João foi animada por Arraiás em diversos bairros da cidade de Catu organizados por amigos e vizinhos 

A população de Catu mostrou mais uma vez que sabe fazer bonito quando o assunto é ser criativo e se divertir.

 

O resgate do São João inspirado nas noites estreladas do sertão, com forró pé de serra, licor, comidas típicas diversas nas mesas e as crianças ao pé da fogueira brincando com fogos de artifício, e toda família vestida à caráter. Foi o que imperou na noite junina catuense.

O arraiá da rua da Corea já é conhecido, todo ano a vizinhança se reúne resgatando a tradição do São João na porta de casa, com fogueira, milho assado na brasa, muita comida, licor e banda, tudo organizado e custeado por eles mesmos.

Ana Paula Pereira e o marido Valnei, donos da loja Leão dos Tecidos, destacaram que esse ano o arraia estava fraco, o que levava a crer que o fato de não ter evento com bandas nos palcos oficiais municipais, muitos acabaram viajando para passar o São João em outras cidades. Mesmo assim a empolgação por estrem com pessoas queridas foi grande.

 

Na Rua Nova o Arraiá dos Vizinhos foi animado. Segundo Maria da Conceição Medeiros, mais conhecida como “ Gal”, Carla Valéria Azevedo e Márcia Adriana Damasceno organizadoras do forró, o custo ficou em torno de R$ 3.000 reais e cada um se comprometeu em levar uma bandeja e uma equipe de pessoas se envolveu na parte da decoração da tenda, onde o arrasta pé rolou até de manhã.

 

 

Para Gal “ esse ano a festa junina teve um gosto diferente, a interação com a vizinhança e   a satisfação de todos juntos aproveitando a festa em que de alguma forma participaram, foi maravilhosa. Diferente dos anos anteriores, em que todos saiam para para a Aruanha e não havia a menor comunhão,” pontuou a funcionária pública.

 

 

z

Na Rua da Fontinha o forró também tava animado, banda de forró, comida típica e muito licor animou a população em mais uma festa organizada pelos moradores da região.

 

 

O professor de Zumba em Salvador Artur Cardial tem família catuense, veio especialmente para aproveitar o feriado junino junto com os amigos e parentes, pontua “ me surpreendi com a festa na rua, com os amigos bem próximos e gostei muito da experiência, ” risos.

 

 

Na Avenida Padre Cupertino, rua central e tradicional da cidade, o ao clima familiar ficou ainda mais forte. As casas das famílias tiveram seus arraiás particulares, mas com som na calçada, churrasco e porta aberta para receber as visitas.

Taisa Carvalho Lisboa, comerciante local e Dona do hotel colibri diz “ eu gosto do São João tradicional, nas casas, na porta de casa ao pé da fogueira, mas acho que tem que ter a festa com as bandas renomadas de forró, para aquecer a economia local. Ou seja, ter opções para todo público e atrair visitantes para cidade, que busquem uma festa junina organizada pelos órgãos oficiais. Isso é importante para o comércio.”

Teve também outros bairros como o Pioneiro e Bom Viver que organizaram sua festa.

 

O dia 24 já foi mais parado, a maioria da população preferiu os shows dos artistas que aconteceram em cidades vizinhas como: Alagoinhas, Mata de São João, Pojuca e São Sebastião do Passé. Haja vista que a cidade deserta coincidiu com fotos dos catuenses nas redes sociais em cidades vizinhas.

Seja como for, a população catuense mostrou que sabe fazer a festa e se divertir, sem gastar muito. O São João na cidade do petróleo manteve o brilho dos tradicionais festejos juninos da época áurea, em que a economia tinha o petróleo como “ouro negro” que gerava renda e mantinha a maioria das famílias, sustentando assim a economia local.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

2 comentários sobre “Os Arraiás animaram o São João pelas ruas de Catu

  • Não ter festa na cidade fez com que a população catuense resgatasse o São João tradicional com forró pé de Serra, encontro dos amigos e vizinhos com comidas típicas, fogueiras, fogos e muita animação. Esse sim é o São João de verdade….todos se divertem entre amigos, vizinhos e familiares em paz. Próximo ano tem mais São João dos vizinhos….

  • Resgatar as tradições juninas é super importante. Foi muito bom interagir com os vizinhos, assim como acontecia nas festas juninas do passado. Acho que no próximo ano, independente, da cidade ter outras atrações ou não, devemos continuar com esses eventos. Aconchego e diversão garantidos!!

Fechado para comentários.