O QUE FAZER COM O DINHEIRO EXTRA DO FGTS?
Cerca de mais de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com os valores das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A população aguarda ansiosa pela quantia e está decidindo o que fazer com o dinheiro extra que vem chegando
Por Flávio Falcão
Na maioria das vezes é comum ouvirmos comentários do tipo: meu salário não da para nada. Esta frase tornou-se natural e habitual ao cotidiano do cidadão, que vive esticando o dinheiro para pagar as suas dívidas e cumprir com suas obrigações financeiras.
E quando o dinheiro sobra ou aparece um valor inesperado, o que fazer?
Esta situação não tão comum de acontecer,causa ansiedade e inquietação aos que estão acostumados com a falta. No momento em que as pessoas percebem o dinheiro sobrando, procuram de imediato com o que gastar. Quitar uma dívida em aberto ou adquirir algo de necessidade é o mais comum, a sobra parece incomodar.
O país está à beira de uma disponibilidade de dinheiro circulando, com a liberação do FGTS das contas inativas, o que com certeza irá gerar um aquecimento no mercado impulsionando a economia, gerando renda para muitos comerciantes e prestadores de serviço.
Eis então a dúvida: o que devo fazer com a liberação do saldo do meu FGTS? Para esta pergunta a grande maioria da população já tem resposta, no entanto o momento requer cuidados.
Aqueles que estão com suas contas pagas, devem aproveitar esse valor inesperado para poupar, realizar aplicações conservadoras, como poupança ou tesouro direto( caso tenham entendimento do mercado financeiro). Há também aqueles que vão se presentear de forma consciente, adquirindo itens de necessidade, unindo o útil ao agradável.
No entanto aqueles que possuem dívidas em aberto, principalmente as referente a faturas de cartões de crédito, cheque especial e empréstimos, que apresentam um percentual de juros exorbitante, devem realizar acordos e sanar suas dívidas, buscando assim, uma redução nos juros aplicados.
Este é o momento de se buscar o equilíbrio das contas, uma vez que o recurso do FGTS é um valor que não estava previsto, e que pode e deve ser utilizado para sanar débitos acumulados.
Seja cauteloso, a utilização adequada e consciente dos recursos financeiros proporciona um prazer sem igual, já os gastos excessivos e sem planejamento, pode levar a uma situação desesperadora.
Descubra se você tem direito ao saque nas contas inativas do FGTS abrangidas pela medida provisória MP763/2016, e utilize com sabedoria esse valor. Acesse o endereço abaixo e bom uso do seu beneficio. Segue:
http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx
Flávio Falcão
Personal e Professional Coach
Contador e Consultor Público
E-mail: flaviofsampaio@hotmail.com
Contato: 071 98778-5510
Excelente matéria, oportuna. Parabéns pelas dicas, Flávio Falcão.