O MUNICÍPIO DE POJUCA REALIZARÁ O ARRAIÁ DO JUCA
O Arraiá do Juca resgatará a tradição Junina que não acontece há dois anos. O pedido foi feito pela CDL para aquecer o comércio e o turismo na cidade
A maior festa do nordeste movimenta a arte, cultura e a economia e no período de junho por toda Bahia. As cidades baianas se enchem de cor, brilho, música e alegria. O Chapéu de Palha entra em cena junto com o quadriculado e a chita, dando vida aos arraiais e as quadrilhas juninas dão um brilho todo especial a festa ao pé da fogueira. Para valorizar e manter viva essa tradição, a Prefeitura Municipal de Pojuca promove o Arraiá do Juca, este ano com o tema: Acorda Que a Festa Começou.
O Arraiá do Juca que acontece no período de 22 a 25 de junho, contará com atrações regionais como a banda Estakazero, Cicinho de Assis, Colher de Pau, Adriano Reis, Bonde do Gordinho, 3 Morenos, Seu Farinha e Dilmar a Voz de Ouro.
Na Vila Junina Sustentável montada serão comercializadas comidas e bebidas típicas, além de apresentações de artistas locais: Aquiles Santana, Ancelmo e Banda, Lívia Nunes, Banda Suave Delírio, Milena Vasconcelos, Sidnei Alves, Gilvan Sales, Saul Avelar e Grupo Nova Geração.
Toda programação terá como palco a Praça Antônio Carlos Magalhães, e a partir das 20h. Haverá também um festival de quadrilhas juninas com a participação de grupos de Salvador (BA), Tobias Barreto (SE) e Catu (BA), das Escolas Municipais, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Escola Contemporânea de Dança. Durante o dia a opção da população será os arrastões com trios elétricos e paredões tocando o tradicional “arrasta pé.”
Para incrementar a tradição, o município realizará a seleção da rua mais enfeitada com o objetivo principal de resgatar as tradições juninas e a cultura popular e estimular a participação dos moradores. Como premiação, a rua ganhadora será contemplada com uma atração artística e estrutura para a realização da comemoração.
Segundo o prefeito Duda Leite “ os festejos juninos antes de começar já trouxeram um saldo positivo a economia, com cerca de 60% das vagas em hotéis e pousadas preenchidas, além de 100 ambulantes e barraqueiros cadastrados hoje, para comercializarem seus produtos durante os festejos.”
O prefeito ainda destacou que assumiu um compromisso que com a câmara de dirigentes lojistas e as festas do calendário oficial, serão preenchidas com comemorações que terão a organização da prefeitura, órgãos públicos e o apoio de patrocinadores em datas como o 7 de setembro, emancipação política, natal, entre outras.
Para segurança de todos, os acessos do evento serão controlados pela polícia militar e guarda Municipal, com uso de detector de metais. Contaremos com o apoio da diretoria de saúde com um estande no circuito para atendimentos necessários.
O evento contará com o apoio da Coelba, Juizado de Menores e Vigilância Sanitária, além de parcerias com rádios locais que farão transmissões ao vivo da festa.
Serviços:
Evento: Arraiá do Juca – Acorda que a Festa Começou!
Período: 22 a 25 de junho de 2017 Local: Pojuca (BA)
Menores, somente acompanhados pelo responsável. Mais informações no Facebook oficial da Prefeitura de Pojuca.
É bonito de ver o discurso dos prefeitos que mesmo em meio a crise realizará o são joão ma sua cidade, com o objetivo de gerar emprego e renda para seus municípios. Pelo que vejo são festas organizadas, bem pensada, e sem muita bandas de nome como já vimos em outros anos. A indignação do povo Catuense, é tão somente pelo descaso do gestor Geranilson, que em campanha se comprometeu com o povo de manter o são joão. Estamos tendo que baixar a cabeça envergonhados, pois o nosso festejo é simplesmente uma palhaçada. Não precisava wesley safadão, Luan Santana, Solange ou outras bandas de peso. So queríamos uma festa bem estruturada com bandas com custo mais baixo, um são joão pensado para geração de emprego e renda. Tenho certeza que se tivessem boa vontade encontrariam bandas para abrilhantar o são joão da cidade, a exemplo de cavalo de aço, limão com mel, magníficos, matriz com leite, Estakazero, arreio de ouro entre outros artistas com o cachê mais baixo. O que nos restou foi as migalhas, dinheiro público jogado fora, é jogado fora, pois tenho a plena certeza que não contará com a participação de no mínimo 100 pessoas. Fica aqui nossa indignação.
“Salve Catu terra formosa”