ComportamentoComunidade

O Janeiro Branco em Catu abre oficialmente sua programação

Marcada por interação e reflexão, a tarde dessa terça-feira(16), é marcada por uma temática que enfatiza auto aceitação e autoestima, como um instrumento valioso para qualidade de vida

Momento de reflexão, interação e de falar aquilo que estava no coração como uma confissão. Foi assim a primeira ação do janeiro Branco, na tarde de terça-feira,16, no Espaço Sentir. As psicólogas Aline Rodrigues e Anaci Carneiro, fizeram dinâmicas com a finalidade de fazer com que os participantes se entrosarem e compartilharem suas experiências, buscando tratar a temática da autoestima  auto aceitação.

As opiniões foram diversas e quem esteve presente teve oportunidade de partilhar suas experiências, e sobre o desenvolvimento de sua autoestima. A maquiadora Lidiane Gomes, conhecida das catuenses e em todo Brasil pelo seu talento com maquiagem, partilhou sua opinião e destacou que, apesar de trabalhar com maquiagem, entende que a autoestima de alguém não deve depender, de forma alguma, disso, é algo que deve primeiramente partir de dentro para fora.

 

Quem também esteve presente na roda de conversa foi a vereadora Denize Barbosa, que destacou a importância da realização de movimentos como esse. Essas ações que os psicólogos trouxeram para o município têm uma importância singular, porque culturalmente falando, temos no dia-a-dia uma ideia retrógrada a respeito do trabalho do psicólogo. Você não precisa adoecer para procurar esse profissional, então está vindo a público o que é essa profissão na verdade.”

 

 

Uma das palestrantes, Aline Rodrigues, organizou uma dinâmica para que as pessoas traduzissem a tarde de conversa em uma palavra e as pessoas que estavam presentes descreveram o momento como ‘gratidão, coragem, paz, tranquilidade e autoconfiança’. A psicóloga também explicou de que forma participar de um evento sobre saúde mental pode impactar no desenvolvimento da autoestima: “antes é preciso olhar para si, se aceitar do jeito que é, enquanto pessoa, enquanto profissional, enquanto ser humano. A palavra que move o janeiro branco é mudança. Além de chamar a atenção da sociedade para cuidar de si mesmo. ”

 

A conversa desenvolvida pela tarde, que deu oportunidade às pessoas falarem sobre suas experiências, girou em torno de como tratar a tristeza, procurando saber o que a causou, sobre livrar-se de relacionamentos que são tóxicos e sobre como se amar e se querer bem antes de tentar fazer isso com os outros, colocando o amor próprio como prioridade na vidas de cada uma das pessoas.

A campanha Janeiro Branco nasceu com a intenção de despertar e conscientizar a população sobre saúde mental e emocional. O mês de janeiro foi escolhido por se tratar de um período em que as pessoas estão mais pensativas, por se tratar do começo de um novo ano. A programação envolve dias fixos com palestras e panfletagem a respeito do assunto.

A tarde da abertura oficial da campanha em Catu, contou com um coffee break após a palestra e com uma aniversariante, Neide da Silva, que fez questão de comemorar seu aniversário na palestra e se sentiu agraciada com convite feito, que segundo a mesma, proporcionou uma experiência maravilhosa.

Acompanhe a agenda  semanal das ações do Janeiro Branco em Catu-Ba, aqui no Catu Acontece, que é na cidade, o site oficial do Janeiro Branco.

Reportagem: Carla Sousa

Edição de texto: Donaire Verçosa

Arte Gráfica: Magno Vinicíus

Redação