O encerramento dos festejos de Sant’Ana arrasta uma multidão de fiéis pelas ruas de Catu
A igreja Matriz de Sant’Ana ficou pequena para a quantidade de féis que foram participar da missa solene em homenagem à padroeira da cidade, pela tarde houve procissão que arrastou uma multidão de devotos pelas ruas catuenses
Uma manifestação de fé intensa no encerramento da novena e na programação no dia oficial da padroeira da cidade, 26 de julho, dia dos avós. Autoridades políticas, padres, devotos e féis paroquianos da comunidade católica catuense e região, estiveram presentes neste momento esperado por católicos de todos os cantos de Catu.
Sandra Silva (39), Instrutora de Informática, é membro do grupo de teatro que apresentou uma peça teatral destacando a fé e ações de graças. Ela relata ser uma fiel desde os 11 anos de idade: “é uma relação divina que tenho com a igreja, desde meus 11 anos de idade, um prazer enorme servir a Cristo dentro da igreja católica. Nossa Senhora é como uma mãe maravilhosa que intercede a Deus por cada um de nós, é minha grande intercessora”. Informa.
Lágrimas e também sorrisos de gratidão estavam nos rostos dos fiéis durante o cortejo que veio do bairro do Gravito em direção a igreja matriz católica no centro da cidade, que tem na figura de Sant’Ana, com um exemplo de perseverança e fé, fazendo o último dia dos festejos serem especial. E quem destaca este momento é o Padre João Andrade: “é forte esse dia por ser um momento de renovação de nossa fé. Foram dez dias de celebração, tendo muitas pessoas que compartilham deste momento conosco com um sentimento satisfação plena, renovação, bem parecido com o que Jesus Cristo ensinou para nós. Rezo para que os sentimentos adquiridos neste momento de fé possa ser continuado nos lares.” Comenta.
Cl0ves Boaventura, católico fervoroso, atualmente trabalha e estuda em Salvador; relata que veio que negociou uma folga para não perder a oportunidade de participar do encerramento da festa, e puxou a turma até o último segundo da procissão. “Tudo lindo, foi maravilhoso. Volto renovado e com a certeza que fiz a escolha certa. Troquei a folga de fim de semana, para participar dessa festa linda, mas que só acontece anualmente. Eu não podia perder de forma alguma. Agora é esperar o próximo ano.”
A vereadora e paroquiana ativa Denize da Barbosa, fez parte da organização de todos os preparativos desde o início, e destaca que foi mais um ano em que com certeza a festa de Sant’Ana marca uma forte manifestação da fé católica. “Me sinto feliz, porque a fé genuína esteve no centro de tudo que foi feito. Que venham mais anos de celebração a São Joaquim e a Senhora Sant’Ana.”
O presidente da câmara Marcelo Calasans também estive presente na missa solene, juntamente com secretários e vereadores da cidade.
O deputado estadual Roberto Carlos, ficou perplexo com tamanha fé representada em canções pelos irmãos católicos: “emoção muito grande para mim, hoje mais do que nunca, é um dia para se alegrar. É importante lembrar que a fé é o nosso termômetro, a gente precisa acreditar que o nosso bom Deus sempre está nos guiando e Nossa Senhora nos proteja sempre, amém”. Cita.
O deputado estadual Joseildo Ramos participou também da missa: “todos os anos participo da festa da padroeira no novenário, sou cidadão catuense por adoção, tenho esse titulo, e estar aqui nesse lugar faz perceber que é um momento de fazer um acerto de contas para nossa vida melhorar”. Expõe.
O Vice-prefeito Dr. André, juntamente com sua esposa, presenciou cada momento do festejo com alegria: “é importantíssimo esse momento para nossa comunidade católica e nossa família catuense. Senhora Sant’Ana concebeu Maria e veio o nosso Salvador, temos que estar sempre em oração e em intercessão por meio de nossa Padroeira para melhoria da cidade, temos que ser sal, temos que ser luz, que sejamos isso.” Opina.
O prefeito Geranilson Requião que esteve presente todas as noites com a primeira-dama Josenita Requião, parabenizou a todos pela grande festividade: “a fé do povo remove montanhas, todas as suas aflições e conquistas dedicam a sua padroeira e hoje se reúnem mais uma vez após dez dias de peregrinação, cantos, orações, louvores, nesse dia final de festa. É um coroamento de êxito que nós temos que parabenizar ao povo catuense e seus visitantes.” Conclui.
O dia começou com uma missa em agradecimento, vários ritos simbolizando a paz e o amor que Sant’Ana expressou em vida pela humanidade. Já à tarde milhares de pessoas acompanharam a procissão que pela primeira vez deu a largada no bairro Gravito e adentrou pelo comércio da cidade até a igreja matriz, embalados pela música da banda do Divino e da animação da juventude católica, que não deixou a multidão esmorecer, até o fim da caminhada na frente da igreja católica, onde a multidão se acumulou ao final da caminhada.