O cuidado com saúde mental e emocional durante a Pandemia
Como lidar, agir e o que pensar sobre a nova rotina de vida que o coronavírus impôs a toda sociedade mundial?
Nesse momento o mundo passa por um acontecimento que modifica a vida de cada ser humano, é preciso buscar formas de lidar com as questões emocionais, olhando inclusive para a história, que já presenciou muitas epidemias e sobreviveram e se refizeram, aproveitando inclusive para modificar o pensamento, o comportamento e a forma de viver e relacionar-se com o outro.
A lepra, as doenças venéreas, a gripe espanhola entre outras que acometeram muitas sociedades, mas se obteve o controle.
Agora a sociedade mundial convive com uma pandemia que acomete milhares de pessoas, um inimigo invisível que se alastra rapidamente. E diante desses acontecimentos o que as autoridades é o isolamento social, com o objetivo de conter o contágio e evitar que os mais frágeis sofram e venham a óbito. Nesse ambiente, muitas pessoas tem um sofrimento emocional com preocupações, tristezas, desesperanças, sentimentos comuns para esse momento.
É claro que muitos já tem um diagnóstico psiquiátrico, por exemplo; Depressão, Síndrome do Pânico, TOC, Agorafobia, Ansiedade Generelizada. É relevante a valorização e a busca de um profissional de saúde mental para ter as orientações necessárias para lhe dar com esses momentos em que é necessário a quarentena, em vista de um bem maior: a preservação da vida. A possibilidade de ter escuta e atendimentos on-line é apresentado por muitos profissionais, uma saída para quem tem nesse tempo, mais um inimigo do equilíbrio emocional.
A busca por esses profissionais não deve ser feita apenas por quem tem um diagnóstico psiquiátrico, mais por qualquer um que diante dos acontecimentos, todos precisam cuidar das emoções, sendo necessário para uma melhor qualidade de vida. Cuidar de si e cuidar do outro, principalmente valorizarmos o trabalho dos profissionais de saúde; médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais áreas de atuação e conhecimento que trabalham em ambientes de cuidado, hospitais, postos de saúde, UPAS, porque estes também tem o seu sofrimento.
É preciso ter resiliência, esperança, afastar da mente pensamentos que geram preocupação, desespero e tristeza, pois estes inclusive podem não corresponder a realidade e estes podem gerar um adoecimento psíquico. Uma boa leitura, exercícios físicos, conversar com amigos, assistir bons filme, vivenciar a sua religiosidade pode ajudar nesses momentos de Pandemia e quarentena. Cada um faça a sua parte, para que esse momento passe na história da humanidade, e cada ser humano possa tirar um sentido e um aprendizado a partir desses fatos, construir uma sociedade melhor.